AirPods, da Apple, e outros fones de ouvido totalmente sem fio nem sempre têm o melhor encaixe no ouvido do usuário, e podem cair caso não estejam bem fixos. No Japão, a grande quantidade de earbuds derrubados em trilhos de trem fez a JR East, empresa que administra alguns trechos da malha ferroviária do país, desenvolver um aspirador especializado em parceria com a Panasonic. A recuperação dos fones é complicada porque há pequenas pedras no chão, dificultando o acesso com uma simples garra mecânica.

Os dados apontam para 750 incidentes nas 78 estações de Tóquio, somente entre julho e setembro deste ano. Reclamações a respeito da queda desses acessórios nos trilhos de trens também foram destacadas nos Estados Unidos em outra ocasião.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O aspirador desenvolvido em parceria com a Panasonic contém pequenos tubos na ponta que puxam os fones do chão e os prendem por sucção. Dessa forma, é possível resgatar os acessórios de maneira mais rápida em relação a métodos utilizados para objetos maiores.

Outra alternativa é esperar o fim das operações do dia para que os funcionários possam ir até os trilhos e recuperar os objetos – o que leva mais tempo que a retirada com o aspirador.

Já em Nova York, o número de AirPods e outros fones derrubados nos trilhos foi tão alto que a operadora do metrô de lá considerou a criação de avisos para pedir aos usuários que evitassem mexer nos earbuds ao entrar ou sair dos trens.

A situação piora no verão, porque as plataformas ficam mais quentes, fazendo com que os usuários suem nos ouvidos, deixando o encaixe dos fones mais frouxo. Segundo dados do Wall Street Journal, foram feitos 18 pedidos de recuperação de objetos em um único dia, sendo seis deles de AirPods.

Os funcionários do metrô de Nova York usam uma garra mecânica no processo de resgate, o que pode levar tempo por conta das pedrinhas entre os trilhos. De acordo com o The Verge, uma usuária impaciente usou uma vassoura com fita adesiva na ponta para recuperar seus AirPods ao descobrir que deveria esperar duas horas para recuperá-lo.

Enquanto os AirPods têm design do tipo earbud, o que pode facilitar a queda em situações de muito calor e movimentos mais bruscos, é possível melhorar o encaixe em modelos intra-auriculares. Uma suges

... tão é experimentar as diferentes ponteiras de silicone que acompanham produtos do tipo, escolhendo a opção ideal para manter o acessório bem fixo ao ouvido.

Qual é o melhor fone de ouvido por até R$ 100? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo