O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (22) algumas funções previstas para chegarem em breve à versão comercial do mensageiro. Entre as novidades, a principal é a possibilidade de fazer o processo de compra de produtos completamente pelo WhatsApp Business, sem precisar recorrer a outros serviços para que o cliente efetue o pagamento. A edição de vendas do aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS), já fornece alguns recursos úteis para donos de negócios, como a opção de criar catálogos de produtos para informar em um só lugar dados importantes, como descrição e valor do item.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A função de checkout que chegará ao WhatsApp Business é semelhante à ferramenta de vendas já presente no Instagram, outro aplicativo do Facebook. O recurso permite que todo o processo de compra seja realizado na mesma plataforma, incluindo as etapas de seleção de produto, contato com o vendedor e pagamento.

Não foram revelados muitos detalhes sobre a novidade como, por exemplo, se haverá uma taxa de serviço para os negócios que optarem por receber pagamentos pelo WhatsApp Business. Entretanto, no mesmo anúncio, a companhia avisa que o mensageiro passará a cobrar por algumas funcionalidades da versão empresarial do WhatsApp, e garante que o uso do app comum continuará gratuito para todos.

O WhatsApp também aproveitou a ocasião para revelar alguns números de uso da versão empresarial do aplicativo: mais de 175 milhões de usuários entram em contato com contas comerciais todos os dias. Em julho, a companhia tinha informado que o WhatsApp

... Business conta com 5 milhões de usuários mensais só no Brasil.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo