Problemas com o Windows Update do Windows 10 impedem que o usuário mantenha o sistema operacional atualizado com novos recursos, correções de bugs e de falhas de segurança. Como falhas na ferramenta são relativamente comuns, existe uma série de procedimentos que você pode tentar para corrigir os problemas e fazer com que o Windows Update volte a funcionar. Assim, pode busca e aplica as atualizações liberadas frequentemente pela Microsoft. No passo a passo a seguir, veja como corrigir quando o Windows Update não atualiza e ajustar outros problemas da plataforma.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Reiniciar o PC

Reiniciar o computador pode dar conta de corrigir algum problema na atual sessão do computador, além de realizar procedimentos pendentes de atualizações que aguardam instalação no seu computador.

A Microsoft também recomenda que você desconecte acessórios e hardware periférico, como discos externos, câmeras, fones e hubs USB antes de tentar novamente. Outra sugest˜ao é checar se há versões mais recentes de drivers disponíveis para o seu computador antes de tentar rodar o Windows Update novamente.

2. Reiniciar o Windows Update

Passo 1. Uma medida simples de testar antes de soluções mais demoradas é pausar e reiniciar o Windows Update. Para fazer isso, abra o Windows Update dentro do app de “Configurações” e escolha “Pausar atualizações por 7 dias”;

Passo 2. Em seguida, clique em “Retomar as atualizações” para liberar o Windows Update e testar novamente.

3. Liberar espaço em disco

Passo 1. Em alguns casos, o Windows Update pode não baixar atualizações caso seu computador esteja com pouco espaço livre em disco. Para corrigir, busque por “armazenamento” dentro de “Configurações”;

Passo 2. O painel mostra uma visualização clara da quantidade de espaço consumida por diversas categorias. Algumas delas, como “arquivos temporários”, podem ser eliminadas sem problemas para liberar espaço;

Passo 3. Na tela seguinte, você pode filtrar melhor que tipos de arquivos temporários vai excluir do computador. Quando estiver satisfeito com a seleção, basta confirmar em “Remover arquivos”.

4. Usar a solução de problemas do Windows 10

Passo 1. Dentro do Windows Update, você encontra o menu “Solução de problemas” na parte esquerda da tela;

Passo 2. Na nova tela, escolha “Solução de problemas adicionais”;

Passo 3. Selecione “Windows Update”;

Passo 4. A ferramenta vai analisar o computador procurando popr problemas em torno das atualizações. Aguarde a checagem e siga as instruções de correção apresentadas.

5. Restaurar arquivos do sistema

Eventualmente, algum problema com arquivos essenciais do sistema operacional pode impedir que o Windows Update funcione corretamente. Para diagnosticar e corrigir, faça:

Passo 1. Na pesquisa do Windows, busque por “cmd” e, com o botão direito do mouse, selecione “Executar como administrador”;

Passo 2. No Prompt, o primeiro comando que você deve inserir é: “dism /Online /Cleanup-image /Restorehealth”, sem as aspas. Confirme com enter para que o recurso cheque a integridade da sua versão instalada do Windows contra a imagem de recuperação oculta do sistema. Se encontrar problemas, o comando irá corrigi-los sem precisar instalar o Windows 10 do zero;

Passo 3. Agora, o próximo comando faz uma checagem sobre a integridade de arqui

... vos do sistema. No Prompt, insira: “sfc /scannow”, sem aspas. O Windows 10 irá corrigir arquivos eventualmente corrompidos e, em seguida, você poderá tentar atualizar o sistema novamente.

6. Reinstalar o Windows

Se nenhum dos procedimentos até aqui corrigiu o seu problema, reinstalar o sistema do zero pode ser sua única alternativa. O procedimento pode levar entre 10 a 30 minutos, dependendo do seu computador.

Qual a melhor versão do Windows 10 para comprar? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo