A busca do Google ganhou, nesta quinta-feira (15), a função de reconhecer alguma música cantarolada ou assoviada pelo usuário, mesmo que ele não saiba a letra. Para usar o recurso, basta acessar a pesquisa por voz e perguntar "qual é a música", seguido pelos sons da melodia.

O app, então, exibe as canções correspondentes, e permite conferir informações como cantor e álbum, além de conferir a letra. O recurso está disponível no celular a partir da pesquisa, da Google Assistente e do aplicativo do Google em português para Android. Por enquanto, a ferramenta no iPhone (iOS) funciona apenas em inglês.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A busca do Google usa inteligência artificial (IA) para reconhecer o trecho de 10 a 15 segundos captado pelo celular. O machine learning empregado pelo Google também funciona com gravações e com letras de música, então a ferramenta é uma espécie de junção do Shazam ao Soundhound, já que é possível simplesmente dar play em uma canção desconhecida ou assoviá-la sem saber a letra.

O recurso pode ser ativado a partir do ícone de microfone da barra de pesquisa, ou pelo comando "que música é essa?" na Google Assistente. À medida que o usuário cantarola a música, a tela indica o volume de áudio, até encontrar uma canção correspondente ao som detectado. Depois, o usuário pode selecionar a música correta, acessar a letra e ouvi-la em algum aplicativo a partir dos comandos do Google.

Mais novidades para apps do Google

A novidade foi anunciada durante o Search On 2020, evento criado pela empresa com o objetivo de exibir os avanços de IA nos produtos da companhia. O Google também aproveitou a ocasião para apresentar funções inéditas para o Google Lens, aplicativo de câmera inteligente.

A ferramenta visual agora deixa fazer compras, reconhecendo um produto presente em alguma foto na Internet. O usuário deve pressionar o item para ativar a busca, que sugere objetos semelhantes e informa os valores online.

O Google Lens também ganhou um recurso para detectar equações de matemática, química, biologia e física e mostrar a solução dos problemas. O aplicativo tem ainda mais funções para auxiliar nos estudos em casa, como mexer em modelos em 3D de células, esqueletos ou da tabela periódica para um aprendizado mais imersivo.

O Google Maps, aplicativo de mapa e GPS, também inaugurou recursos voltados para a segurança das pessoas durante a pandemia de Covid-19. O recurso para conferir a lotação dos lugares em tempo real foi expandido para mais estabelecimentos, como praias, parques

... e supermercados, e será possível conferir esses dados em breve logo no mapa na hora de traçar uma rota.

Ao buscar negócios no Google Maps, o aplicativo passará a exibir informações de higiene e segurança promovidas pelo lugar, como a aferição de temperatura de clientes ou se o uso de máscara facial é obrigatório.

Via Google

Resultados de pesquisas do Google mudando, como resolver? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo