Among Us é um game de intriga e traição para quatro a dez jogadores. Os participantes precisam trabalhar em equipe para realizar a manutenção de uma nave espacial enquanto um deles é o impostor. Recentemente, o jogo disparou em popularidade e se tornou um dos mais assistidos no site de streaming Twitch com mais de 400 mil visualizações.

Na loja digital Steam, o título teve picos de 300 mil jogadores – mais do que fenômenos como Fall Guys, por exemplo. Confira mais detalhes e dúvidas sobre Amongs Us, como se ele é multiplataforma, se tem crossplay ou se tem como sempre ser o impostor. Vale citar que o jogo está disponível para download grátis no Android e iPhone (iOS) com uma versão paga para baixar no PC (Steam).

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Among Us?

Desenvolvido pela produtora independente InnerSloth, Among Us é um jogo multiplayer com lançamento em 15 de junho de 2018 para dispositivos Android e iPhone (iOS). O game grátis foi seguido rapidamente por uma versão paga para PC (atualmente por R$ 10,89) em 18 de agosto do mesmo ano.

Inicialmente, o título não fez muito sucesso e nem mesmo tinha multiplayer online – recurso foi adicionado pouco depois. Em 2019, a presença do jogo começou a crescer no YouTube e Twitch em locais como Coreia do Sul, Brasil e México. O interesse foi renovado em 2020, supostamente impulsionado pela quarentena.

Veja também: assista ao vídeo sobre o Xbox Series S a seguir

Como se joga?

Uma equipe de quatro a dez jogadores se une em uma partida e alguns dos participantes, no máximo três, serão "Impostores" sem que os outros saibam. A espaçonave precisa de manutenção constante, então membros da tripulação precisam realizar tarefas para estabilizar o funcionamento do veículo.

Enquanto isso o Impostor pode segui-los e aproveitar momentos em que estão sozinhos para matá-los ou sabotar a nave. O Impostor não precisa realizar tarefas e tem algumas habilidades especiais, como se movimentar por tubos de ventilação.

Quando um corpo de outro jogador é encontrado, todos os participantes podem discutir em um rápido chat o que aconteceu e quais são suas suspeitas sobre quem é o Impostor. Ao final da discussão, é realizada uma votação para jogar o mais votado para fora da nave. Os membros da equipe vencem se conseguirem completar todas as tarefas ou localizarem o Impostor, enquanto o Impostor vence se conseguir eliminar todos sem ser descoberto.

Tem crossplay?

Sim, Among Us possui crossplay para usuários jogarem entre si em diferentes plataformas. Não importa se os outros jogadores estão em smartphones Android ou iPhone, nem mesmo se estão jogando as versões para PC das lojas digitais Steam ou Itch.io (que também fornece chave da Steam): todos podem jogar juntos.

Como sempre ser o Impostor no Among Us?

O papel de Impostor costuma ser o mais desejado entre os jogadores, porém ele é escolhido aleatoriamente no início da partida. Existem relatos, no entanto, de que há hacks e mods para o jogo que podem atribuir o papel de Impostor a um jogador, além dos selecionados pelo game. Há certas dúvidas sobre o funcionamento desses hacks. Também existem riscos de segurança ao instalar aplicativos de fontes desconhecidas em seu smartphone. Não há uma forma oficial de sempre ser o Impostor e jogadores devem evitar aplicativos e hacks que prometam vantagens.

Como jogar no PC gratuitamente?

A versão oficial de Among Us para PC é paga em lojas como Steam e Itch.io, porém jogadores que desejam jogar o game gratuitamente util

... izam emuladores de dispositivos Android no PC. Emuladores como o BlueStacks podem simular o ambiente de um dispositivo Android em seu computador e baixar o jogo gratuitamente. No entanto, emuladores exigem bastante da performance do PC e, para uma experiência mais adequada para a plataforma, seria preferível adquirir a versão Steam.

Como jogar novos mapas gratuitamente?

Além do mapa inicial "The Skeld" que se passa em uma espaçonave, Among Us chegou a vender mapas extras chamados "Mira HQ" em uma estação espacial e "Polus" em uma base planetária distante. Ambos os mapas se tornaram gratuitos em junho de 2020 e, atualmente, podem ser jogados por todos os usuários. Jogadores que compraram os mapas anteriormente mantiveram skins especiais que hoje não podem ser mais adquiridas. A produtora já confirmou que não pretende adicionar mais mapas ao jogo.

Cheat de nome invisível

Among Us exige que jogadores coloquem um nome para entrar nas partidas, mas usuários ocasionalmente podem encontrar competidores sem nome. Trata-se de um truque ao utilizar um caractere unicode do alfabeto coreano chamado "Hangul Filler", que funciona como um espaço em branco. Outros jogadores costumam se assustar que possa ser um hacker na partida, mas o truque é apenas uma curiosidade e não traz nenhuma vantagem. Para mais informações, confira como deixar o nome invisível no Among Us.

Among Us 2

A explosão de popularidade de Among Us em 2020 fez com que seus desenvolvedores anunciassem uma sequência em agosto: Among Us 2, cujo desenvolvimento ainda não começou. Segundo um dos criadores do game, adicionar elementos ao jogo original se tornou difícil e qualquer novidade criava vários bugs. Para resolver isso, todas as ideias e melhorias serão redirecionadas para a futura sequência.

Memes de Among Us

Todo o clima de manipulação, traição e intriga de Among Us se tornou um fértil campo para histórias engraçadas e memes. Algumas das piadas mais comuns são sobre como o Impostor, muitas vezes de forma óbvia, tenta incriminar os outros jogadores. Confira algumas que separamos.

Quais são os melhores jogos para Android? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo