O Instagram e o Facebook estão fora do ar para alguns usuários nesta quinta-feira (17). De acordo com relatos no Twitter, as redes sociais apresentam problemas e não carregam os feeds. As reclamações começaram no início da tarde, quando o Instagram beta mudou o idioma do app para inglês, aparentemente, sem motivo. No entanto, mais tarde, as duas plataformas começaram a apresentar uma falha generalizada. O TechTudo testou os serviços e constatou problemas nas redes sociais. Além disso, relatos também indicam uma instabilidade no WhatsApp. Vale lembrar que os três aplicativos pertencem ao Facebook.

De acordo com o Downdetector, ferramenta que monitora serviços online, ambas as redes começaram a apresentar problemas por volta das 15h10. A plataforma já registrou mais de 67 mil reclamações sobre o Instagram e a maioria dá conta de que o feed não atualiza. Já no caso do Facebook foram mais de 20 mil reclamações e os relatos falam de um "blackout geral". A instabilidade afeta diversos países, inclusive o Brasil. Em nota, o Facebook explicou que o problema foi causado por uma mudança de configuração de rede. "Hoje, mais cedo, algumas pessoas podem ter tido problemas para acessar nossa família de aplicativos devido a uma mudança de configuração de rede. A questão já está resolvida", diz a empresa.

O Google Trends, que monitora as pesquisas na Internet, também registrou um aumento nas buscas relacionadas a falhas no Instagram e Facebook na última hora. Termos como "Instagram parou de funcionar", "Instagram fora do ar hoje", "Facebook e Instagram fora do ar", "instabilidade Facebook" e "Facebook caiu hoje" apareceram em ascensão entre as pesquisas.

Os problemas no Instagram nesta quinta começam na versão beta. A atualização 161.0.0.0.31 deixou o aplicativo em inglês para alguns usuários. Ao abrir a rede social, o app exibe a mensagem "Ocorreu um erro" e não permite colocar o português novamente como língua padrão. Apesar dessa falha, o app continuou funcionando normalmente até sofrer uma queda geral, junto com o Facebook.

Em situações como esta não há nada que se possa fazer para continuar a usar as redes sociais. A solução é esperar o problema ser resolvido pelo Facebook. Alguns usuários, inclusive, relatam que já estão conseguindo acessar as plataformas novamente. Já no caso da falha específica da versão besta do Instagram, a alternativa é voltar para a versão tradicional, que é mais instável. Para isso, basta acessar a Play Store, pesquisar por Ins

... tagram e rolar a tela até "Você é um testador Beta". Então, é só tocar em "Sair".

Pelo Twitter, diversos usuários reclamaram sobre os problemas no Instagram e Facebook. Veja, abaixo, alguns relatos:

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Qual a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo