Fall Guys é um novo jogo casual desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital que teve lançamento no dia 4 de agosto de 2020 para PC e PlayStation 4 (PS4) sem crossplay. O título é grátis para assinantes da PS Plus, e tem preço de R$ 83,50 para não assinantes. No Steam, o game custa R$ 37,99. Utilizando a fórmula já conhecida de Battle Royale, ele reúne 60 jogadores em provas de gincana que remetem a game shows japoneses. O objetivo é bastante simples: conquistar a almejada coroa na prova derradeira como o último sobrevivente ao longo de várias rodadas.

Sua premissa inusitada chamou rapidamente a atenção dos jogadores, e Fall Guys registrou a marca de dois milhões de cópias vendidas apenas na plataforma Steam em menos de uma semana. O título se prova como um excelente game para passar o tempo com os amigos, embora ainda sofra com falta de funcionalidades e problemas de conexão. Confira, no review a seguir, a análise completa de Fall Guys.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Simplicidade que dá certo

Em Fall Guys, os jogadores controlam personagens que são carinhosamente apelidados de “jujubas” e que são completamente customizáveis, traduzindo o estilo e preferência de cada pessoa. Eles são capazes de pular, mergulhar para frente e agarrar tanto objetos como outras pessoas para atrapalhá-las — e é o que basta para desafiar as 25 provas à disposição neste período de lançamento.

Os objetivos das provas são bastante variados e podem ser tanto individuais como em grupos, como, por exemplo:

  • Uma corrida em que os jogadores devem evitar as portas falsas para descobrir o caminho;
  • Um desafio em que é preciso proteger ou roubar uma cauda dentro do tempo limite;
  • Uma escalada com obstáculos enquanto uma lama consome o cenário pouco a pouco;
  • Uma partida de futebol com duas bolas gigantes em campo;
  • Uma prova de sobrevivência para desviar de blocos ou cotonetes gigantes e muito mais.

O jogo seleciona as provas com base na quantidade de jogadores restantes a cada rodada até chegar um momento em que uma pequena seleção competirá pela tão desejada coroa. É interessante notar que as partidas são bastante rápidas e tudo fica ainda melhor jogando com amigos, pois o game permite formar um grupo com quatro pessoas para procurar uma partida pública. Mesmo que os mini-games se repitam, cada partida tem seus acontecimentos únicos e é divertida o suficiente para dar vontade de jogar mais uma vez.

Com o passar do tempo, é possível identificar algumas estratégias que adicionam uma certa camada de profundidade às provas de Fall Guys. Porém, o processo de aprendizado é igualmente divertido e não o descaracteriza como um jogo casual.

Recompensas por todos os lados

Ao participar das partidas, os jogadores ganham pontos de experiência para avançar níveis no passe de temporada, que tem dois meses de duração. Ele é completamente gratuito e rende muitos itens cosméticos de recompensas, como roupas, provocações e animações de vitória.

Além disso, há dois tipos de moedas que podem ser utilizadas na loja do game: as Kudos, que são conquistadas com base no desempenho nas provas ou compradas separadamente; e as coroas, que são conquistadas ao vencer o battle royale. Mesmo se o jogador não for muito bem nas partidas, não há motivos para frustração, pois ele ainda assim será recompensado com moedas e experiência para comprar o que achar interessante.

Este é um sistema que funciona muito bem e que permite que os jogadores acumulem seus pontos rapidamente, pois o matchmaking é rápido e as partidas não são maçantes. Além disso, os itens da loja têm preços bastante justos e, com um pouco

... de dedicação, é possível juntar moedas para comprar o que quiser. Talvez a duração de dois meses por temporada seja exagerada, mas os desenvolvedores estão dispostos a ajustar o game com base no feedback recebido.

É interessante notar também que há muitas roupas de colaboração sendo disponibilizadas em Fall Guys, incluindo vestimentas tematizadas de Half-Life, Team Fortress 2, Hotline Miami e muitos outros títulos. Tudo indica que outras colaborações estão a caminho, incluindo uma com Cyberpunk 2077 e The Witcher 3: Wild Hunt, visto que os perfis interagem bastante nas redes sociais.

O formato perfeito para atualizações

Graças ao seu formato de mini-games, Fall Guys deve receber muitas atualizações com provas inéditas para mantê-lo em alta por um bom tempo. Se os desenvolvedores da Mediatonic forem criativos o suficiente, além de contarem com a ajuda da comunidade, cada vez mais provas interessantes podem ser adicionadas ao game e torná-lo ainda mais variado.

Além disso, muitas funcionalidades que fazem falta hoje em dia também podem ser adicionadas no futuro. A principal delas é o crossplay, que embora esteja nos planos dos desenvolvedores, ainda não tem uma previsão de lançamento. Também não existe uma opção para checar estatísticas, tal como a quantidade de provas vencidas, e ela faz falta no estágio atual do game.

Uma vez que o multiplayer para outras plataformas for uma realidade, também seria interessante adicionar a criação de salas privadas, pois há muitos criadores de conteúdo que gostariam de jogar com suas comunidades de maneira particular e não conseguem no momento. Tudo isso ajudaria a manter os bons números de Fall Guys na Twitch, pois o jogo chegou a registrar mais de meio milhão de espectadores na plataforma no período do seu lançamento — superando League of Legends (LoL), Fortnite e muitos outros títulos populares.

As consequências do sucesso

Com a rápida adesão dos jogadores que abraçaram a proposta de Fall Guys de imediato, vieram também problemas de conexão. É natural que um estúdio independente tenha dificuldades com a sobrecarga de servidores em casos virais como o de Fall Guys, mas mesmo duas semanas após seu lançamento, alguns jogadores podem experienciar quedas de conexão, lags em partidas que podem provocar saltos no tempo, e outros problemas.

Além disso, na versão do jogo para PC, já há muitos relatos de jogadores que estão utilizando scripts e outros programas para conseguir vantagem nas partidas — seja deixando o boneco mais rápido, dando a habilidade de voar, etc. A Mediatonic já declarou que está ciente dos casos e está trabalhando para resolvê-los, mas isso deve adiar o lançamento de um recurso crossplay, por exemplo.

Alguns bugs também podem acontecer nas partidas de modo a prejudicar o desempenho do jogador. Um dos mais comuns acontece na prova final Hex-A-Gone, na qual o jogador, ao cair na borda de um dos hexágonos do andar inferior, o jogador pode simplesmente atravessar o chão e ser eliminado.

Veja também: assista ao vídeo sobre o PlayStation 5 (PS5) a seguir

Conclusão

Fall Guys é uma das maiores surpresas de 2020 e já garantiu seu lugar entre os maiores sucessos do ano, batendo de frente com League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Fortnite. Apesar de não contar com crossplay ou um lobby privado para jogar com um grande grupo de amigos, o novo game da Mediatonic e da Devolver Digital tem um grande potencial de atualização e deve se manter em alta por um bom tempo caso os passos corretos sejam tomados.

A seleção de mini-games, personagens carismáticos e dinâmica de gameplay são alguns dos pontos que fazem de Fall Guys um dos jogos mais divertidos de 2020. Será interessante acompanhar o seu crescimento daqui em diante.

Quais são os 10 melhor jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo