Streamlabs e OBS Studio? Os programas de streaming disponíveis para download no PC são dois dos principais e mais conhecidos para realizar transmissões ao vivo e gravar tela de gameplays. Excelentes para usuários que fazem lives no YouTube, Twitch TV e outras plataformas, os serviços cumprem seus objetivos, mas apresentam diferenças cruciais. O TechTudo preparou um comparativo completo entre os dois softwares. Veja, a seguir, qual é o melhor aplicativo de lives para você.

Plataformas e compatibilidade

Tanto o StreamLabs OBS quanto o OBS Studio estão disponíveis para download gratuito no computador, mas há pequenas diferenças de suporte entre eles. O OBS Studio funciona no Windows, Mac OS e Linux, podendo ser baixado em versões de 32 e 64 bits. Com ele, é possível streamar no YouTube Gaming, Facebook Gaming e Twitch TV.

Já o StreamLabs OBS roda apenas em computadores com Windows instalado, mas também tem versões para Android e iPhone (iOS). Com ele o usuário também pode transmitir suas partidas no YouTube Gaming, Facebook Gaming, Twitch TV. Apesar do OBS Studio oferecer suporte a mais sistemas operacionais no PC, o Streamlabs OBS é o vencedor dessa categoria por funcionar em celulares e permitir a transmissão de jogos de sucesso da plataforma, como Pokémon Go e Free Fire.

Funções

Em termos de funções básicas, os dois aplicativos conseguem fazer tudo que se espera de ferramentas de transmissão de jogos. Em ambos os programas é possível configurar as opções de áudio, vídeo, saída, teclas de atalho e transmissão, mas o StreamLabs leva vantagem por configurar automaticamente tudo que o streamer precisa para começar, o que o torna mais recomendado para novatos.

Com um pouco de pesquisa externa logo aparecem diversos widgets e plugins que podem ser instalados nos dois programas. As opções do OBS Studio são um pouco mais ricas e complexas, enquanto o StreamLabs OBS conquista pela praticidade, com diversos temas prontos instalados e configurados automaticamente. O usuário pode arrastar e customizar o layout de sua live e das janelas de captura em tempo real nos dois programas. Então ocorre um empate técnico: o StreamLabs é mais acessível, enquanto o OBS Studio tem mais possibilidades de customização.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Interface

Uma das maiores vantagens que o StreamLabs OBS leva em relação ao seu rival OBS Studio está na integração do programa ao seu chat. Quem transmite pelo StreamLabs não precisa abrir qualquer outra aba ou aplicativo externo para ter acesso ao que seus seguidores estão comentando, pois tudo é mostrado em tempo real dentro do próprio aplicativo. Além disso, é possível acompanhar as doações que entram e descobrir quem seguiu seu canal durante a live, informações totalmente ausentes no OBS Studio sem o download de plugins externos.

De resto, os dois aplicativos são bastante similares e intuitivos, bastando alguns poucos minutos de navegação para conseguir alcançar as informações e recursos desejados, até mesmo nas mãos de leigos. Ainda que o OBS Studio compense com sua interface mais leve e exigindo menos da CPU, o StreamLabs OBS se sai melhor nessa categoria.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Conclusão

Se o usuário quer começar a transmitir suas partidas ao vivo, poderá usar qualquer um dos dois aplicativos, pois tanto o StreamLabs quanto o O

... BS Studios cumprem seus objetivos. O OBS Studio é bom para aqueles que pretendem usar Mac ou Linux, plataformas incompatíveis com o StreamLabs OBS, e também é uma boa opção para quem tem um PC mais fraco, já que ele é um programa mais leve. No entanto, em todas as outras categorias o StreamLabs leva vantagem, com mais recursos e funções, além de uma interface mais robusta. Se o PC aguentar um software mais pesado, recomendamos o StreamLabs OBS.

PC travando durante as lives? Confira a solução no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo