A Intel revelou os primeiros detalhes sobre as novas placas de vídeo Xe, destinadas a competir com as Radeon da AMD e as GeForce da Nvidia. As novas Xe devem estrear no mercado já em 2020 em versões para notebook, acompanhando os chips Tiger Lake da Intel. Já as opções voltadas para desktop, designadas como Xe-HPG, estão previstas para 2021, e devem trazer suporte a recursos como Ray Tracing e memórias GDDR6, mais recentes no mercado. As informações foram parte do Architecture Day em que a Intel divulgou informações sobre seus próximos ciclos de lançamentos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os processadores gráficos para laptops, batizados de Xe LP, vão aparecer em modelos equipados com os futuros Tiger Lake, previstos para chegar ao mercado no segundo semestre. A Intel chegou a demonstrar a nova linha de GPUs para notebooks rodando games famosos, como Playerunknown's Battlegrounds (PUBG) e Battlefield 5.

As placas de vídeo foram criadas pela Intel para oferecer o dobro de performance em relação às integradas Intel Iris Plus, disponíveis em notebooks com CPUs Ice Lake de décima geração. Além do acréscimo de desempenho, o consumo de energia e a área do processador gráfico não ficaram maiores – preocupações fundamentais em notebooks.

O ganho em desempenho vem do aumento do número de núcleos, de 64 a 96 unidades de execução (EU), além de velocidades superiores. Enquanto as Iris Plus oscilam entre 300 MHz e 1.100 MHz, as Xe LP teriam capacidade de chegar a até 1.700 MHz (ou 1,7 GHz) de velocidade.

Na prática, isso significa que notebooks com vídeo integrado da Intel podem se tornar até mesmo opções de entrada no segmento gamer, por exemplo. Embora tenha mostrado a Xe LP rodando alguns jogos, a Intel não detalhou a fundo a performance da nova placa nessas situações.

Raja Koduri, executivo da Intel por trás do programa de criação das placas gráficas, afirmou que a intenção da Intel é competir no mercado em todas as faixas de preço. Isso significa que, a partir de 2021, o consumidor deve encontrar diferentes opções das Xe-HPG, indo desde alternativas para jogar em

... Full HD até versões com suporte a Ray Tracing e 4K.

Via Intel, Tom’s Hardware (1 e 2), PCWorld, PC Mag

Qual mellhor placa de video pra jogar PUBG? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo