Fortnite Mobile foi removido da App Store, loja de aplicativos do iPhone (iOS), nesta quinta-feira (13). O download foi banido pela Apple após a desenvolvedora Epic Games adicionar uma opção de pagamento direto no game. O recurso vai contra as diretrizes da loja, que prevê que qualquer aplicativo digital precisa usar do próprio sistema de pagamento da Apple e ainda compartilhar 30% dos lucros. Com a nova opção, a desenvolvedora ficaria com todo o lucro provindo de transações.

Como resposta ao bloqueio, a Epic Games lançou no fim da tarde uma campanha que levanta a hashtag "#FreeFortnite" no Twitter e redes sociais. Em nota oficial, a desenvolvedora criticou o bloqueio do jogo na loja e as taxas aplicadas pela mesma e convocou o público para apoiar a ação que chamou de "luta contra @AppStore". A campanha traz um vídeo com uma paródia do comercial “1984", uma campanha feita na época pela Apple para lançar o Macintosh.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ao buscar pelo download do jogo na App Store brasileira, na tarde desta quinta-feira (13), a equipe do TechTudo não encontrou o jogo nos resultados. Fortnite é um dos games mais populares do mundo, e está disponível para baixar no PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch e em celulares Android. Com a remoção, o jogo não pode ser baixado por novos usuários de iPhone e os antigos não conseguem receber atualizações.

Ao portal The Verge, a Apple disse que embora a Epic Games tenha adquirido um enorme sucesso na App Store, ela não está livre de punições envolvendo as diretrizes da loja, visto que tanto ela como desenvolvedores menores concordaram com as regras estabelecidas inicialmente. A fabricante também informou que buscará conversar com a Epic para tentar resolver a situação e colocar o Fortnite novamente na App Store.

A nova opção de pagamento direto da Epic Games faz parte do "Fortnite mega drop", ação que deu descontos permanentes para os V-Bucks, a moeda digital do Battle Royale. Basicamente, ao comprar V-Bucks pela App Store, o jogador teria duas opções: o novo pagamento direto e

... o pagamento pelo loja digital. No entanto, o pagamento direto contaria com um preço reduzido, enquanto na App Store o V-Bucks custaria o mesmo preço de sempre. Vale destacar que outras desenvolvedoras também já criticarem as diretrizes aplicadas pela App Store.

Via 9to5mac, TheVerge e Fortnite



>>> Veja o artigo completo no TechTudo