O TrustedInstaller é uma ferramenta do Windows 10 que gerencia as atualizações de rotina para manter o funcionamento correto do sistema da Microsoft, bem como trazer melhorias de segurança. Este tipo de software “invisível” é normalmente confundido com um vírus ou aplicativo malicioso, o que não é o caso. Trata-se de um programa original que vem instalado no computador, e tentar a sua remoção, pode não ser uma boa ideia. Entenda, a seguir, o que é o TrustedInstaller e quais são os riscos de desinstalar a ferramenta.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o TrustedInstaller?

O TrustedInstaller é um software do Windows que trabalha em segundo plano para manter o sistema sempre atualizado, sem o usuário perceber. Por conta disso, a ferramenta pode usar uma grande quantidade do processamento da CPU, o que faz com que os usuários confundam com um vírus quando o PC fica lento ou trava.

O aplicativo pode ser encontrado no caminho “C:Windows\servicing”, diretório que é acessado por meio do “Windows Explorer”. O seu executável tem apenas 140 Kb de tamanho e também pode ser visto no “Gerenciador de Tarefas” do Windows quando está ativado. Em seu uso normal, o app tende a deixar o computador lento quando a máquina já está com vários programas em execução ao mesmo tempo, ou com diversas abas abertas no Chrome, por exemplo.

Função do TrustedInstaller

Presente desde o Windows Vista, passando pelo Windows 7 e 8, o EXE TrustedInstaller é responsável pela atualização dos módulos do sistema. Na maior parte das vezes, o usuário não vai nem perceber que ele está ativo, principalmente, se tiver um processador com vários núcleos e bastante memória RAM disponível.

Veja também: Como programar um computador Windows para desligar sozinho

É seguro desativar ou remover o TrustedInstaller

Remover este software sem um motivo sólido não é uma boa opção, uma vez que ele é uma ferramenta fundamental para o bom funcionamento do sistema operacional. Se o usuário desinstalar o EXE, o Windows pode apresentar falhas quando for necessário atualizar algum app ou função do sistema, o que inclui processos de segurança. Isso também impedirá a desinstalação de outros apps que não quer mais.

TrustedInstaller é vírus?

O TrustedInstaller não é um vírus. Entretanto, de acordo com o site Windows Report, há relatos de que o EXE deste software do Windows pode ser infectado por um malware, ou ser substituído por outro de mesmo nome. No caso deste comprometimento, checar com um bom antivírus se faz necessário.

Ao ser ativado para a atualização de sistema, o programa costuma consumir uma quantidade considerável do processador, mas é somente durante esta fase. Caso esteja ativo em qualquer outra ocasião, e tiver ocupado um espaço na CPU de forma constante, é bem provável que ele tenha sido infectado.

O que fazer em caso de erros ou infecção?

Segundo o site The Windows Club, uma atualização manual do Windows 8 ou

... 10 deve resolver o problema. Porém, no caso do Windows 7, é necessária uma restauração do sistema, para algum ponto anterior seguro. Uma nova forma de realizar uma substituição segura é com o Windows File Recovery, app próprio da Microsoft que também pode servir para o caso de o usuário já ter deletado por descuido o arquivo executável.

Qual é a melhor versão do Windows? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo