O Apple Watch agora pode fazer eletrocardiograma (ECG) no Brasil. O sensor é capaz de identificar batimentos cardíacos irregulares e detectar fibrilação atrial. O recurso foi liberado pela Anvisa e disponibilizado em uma atualização do watchOS e do iPhone (iOS). Nas linhas a seguir, saiba como utilizar o recurso. O procedimento foi realizado no Apple Watch 5, mas a tecnologia também está disponível para o Apple Watch 4.

A Anvisa ressaltou que o procedimento não substitui exames médicos. De acordo com a Apple, o ECG também não é capaz de reconhecer ataques cardíacos, coágulos sanguíneos, derrame (AVC), pressão alta, insuficiência cardíaca, colesterol alto ou outras formas de arritmia. Além disso, existe a idade mínima de 22 anos.

Passo 1. No iPhone, abra o app Saúde. Selecione a aba "Explorar" e acesse as opções relacionadas ao coração. Por lá, vá em "Eletrocardiogramas (ECG)".

Passo 2. Toque em "Configurar o App ECG". Em seguida, selecione a data de nascimento e pressione "Continuar".

Passo 3. Agora, algumas telas de explicação sobre o funcionamento do ECG serão exibidas. Leia as informações com atenção e pressione "Continuar" para avançar,

Passo 4. Por fim, o assistente mostra alguns lembretes importantes. Toque em "Continuar" para finalizar a configuração do ECG.

Relembre o lançamento do iPhone 11 no Brasil

Como fazer um ECG

Passo 1. No Apple Watch, desbloqueie o relógio e pressione o a Coroa Digital (botão lateral) para acessar o menu. Por lá, abra o app do ECG, conforme indicado na imagem.

Passo 2. Um alerta de que o relógio deve estar no braço escolhido durante a configuração do relógio será exibido. Pressione "OK" para continuar. Agora, sentado, apoie os braços sobre uma mesa. Por fim, basta manter o dedo indicador por 30 segundos sobre a Coroa Digital sem pressioná-la.

Passo 3. O resultado do ECG será mostrado na tela do iPhone. Pressione "OK" para fechar.

Como acessar e compartilhar resultados

Passo 1. Após faze

... r um eletrocardiograma, o iPhone exibirá uma notificação. Toque sobre ela para abrir o app Saúde e ver os resultados. Abra um resultado para ver os detalhes.

Passo 2. Para compartilhar um ECG, toque em "Exportar um PDF para o Seu Médico". Por fim, toque sobre o ícone de compartilhamento, no canto superior direito da tela, para enviar o arquivo por e-mail ou WhatsApp.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo