A Samsung anunciou que usará drones para garantir a qualidade e o funcionamento das redes 5G. O dispositivo irá capturar imagens das antenas e fornecê-las aos engenheiros para que eles analisem se é necessário algum tipo de manutenção.

O aparelho poderá ser controlado por um aplicativo instalado no celular e também funcionará para monitorar as redes de quarta geração. A tecnologia está em fase de testes, mas a gigante sul-coreana planeja implementá-la globalmente no final deste ano.

Em um primeiro momento, o teste foi realizado no pátio da empresa utilizando os equipamentos fundamentais para esse novo método de manutenção: o drone e um smartphone para guiá-lo e receber os resultados.

As imagens capturadas são transmitidas para um servidor na nuvem e, então, são analisadas por uma solução de Inteligência Artificial (IA), responsável por verificar a rotação e a inclinação das antenas. A partir deste processo, os dados gerados podem ser avaliados para verificar se a instalação foi feita da maneira correta ou se a rede precisa de manutenção.

No total, foram necessários 15 minutos para a realização de todo o procedimento, desde o processo de captura de imagens até a entrega dos dados. O próximo objetivo da Samsung é elaborar recursos adicionais que serão capazes de realizar o ajuste da posição das antenas por meio de um dispositivo móvel ou computador.

Saiba o que esperar do 5G no Brasil

De acordo com a empresa sul-coreana, a tecnologia permite um trabalho mais seguro aos funcionários que fazem o reparo e proporciona uma redução do tempo para realizar a manutenção. Isto porque o método tradicional necessita que o técnico suba até o local em que a antena está instalada para observar a posição em que ela se encontra.

Apesar de ser uma técnica recente, a Samsung não é a primeira a utilizar o drone para aprimorar a operação de telecomunicações. A SoftBank também apost

... a em drones movidos à energia solar para estrear a tecnologia de antena telefônica voadora.

Com informações de Samsung Newsroom e ZD Net

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo