Uma lista com as maiores vergonhas pelas quais todo usuário do WhatsApp já deve ter passado foi a matéria mais lida sobre o mensageiro no TechTudo no mês de maio. O ranking lembrou gafes clássicas, como enviar mensagens na conversa errada, mandar textos com erros de digitação e mandar figurinhas engraçadas por engano durante um assunto sério. Outro assunto relevante envolveu privacidade, com dicas de como esconder mensagens de pessoas curiosas.

Outros assuntos de destaque foram a possibilidade de fazer videochamadas com até 50 pessoas pelo WhatsApp Web, um QR Code para adicionar usuários rapidamente ao app e golpes envolvendo a Covid-19 difundidos pelo mensageiro durante o isolamento. Confira, na lista a seguir, as matérias sobre WhatsApp mais lidas no TechTudo no mês de maio.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare Techtudo

1. As maiores vergonhas no WhatsApp

A matéria mais lida de maio reuniu cinco vergonhas pelas quais todo usuário do WhatsApp já deve ter passado durante conversas no app. A principal delas é cometer o equívoco de enviar mensagens em uma janela errada, revelando segredos ou conteúdos pessoais para contatos indesejados. Outra gafe comum é enviar mensagens com erros de digitação, ocasionando o envio de palavras estranhas por causa do corretor ortográfico automático do celular.

2. Mais privacidade no WhatsApp

Esta lista reuniu dicas de como aumentar a privacidade no WhatsApp e esconder conversas de curiosos ou de pessoas estranhas que, porventura, possam estar de posse do celular do usuário ou tenham acesso ao smartphone.

A matéria ensinou as diferentes formas de arquivar conversas, colocar senha no mensageiro usando apps externos, além de ativar a proteção por biometria, seja por leitura da impressão digital ou da face do proprietário, recursos existentes de forma nativa no Android e no iPhone (iOS).

3. Videoconferência com 50 pessoas no WhatsApp Web

O WhatsApp Web ganhou integração com o Messenger Rooms para fazer videoconferências com até 50 pessoas simultaneamente. A sincronização entre as duas plataformas acontece por meio de um botão de acesso ao Rooms adicionado à versão para a web e mobile do mensageiro.

O recurso possibilita conversar por vídeo inclusive com pessoas que não estejam no WhatsApp ou no Messenger, e é mais uma opção para fazer videochamadas pelo PC, como alternativa ao Zoom e ao Google Meet, serviços bastante utilizados durante o período de isolamento social em decorrência da Covid-19.

4. Golpes no WhatsApp envolvendo a Covid-19

Pelo menos 11 milhões de pessoas foram afetadas por golpes que envolveram a Covid-19 e o Auxílio Emergencial, disseminados especialmente em correntes do WhatsApp no mês de maio. As mensagens fraudulentas ofereciam pagamentos de bolsa auxílio, distribuição de kits de máscaras e álcool em gel, assinaturas gratuitas da Netflix e até barris de cerveja grátis durante o isolamento.

A matéria deu dicas de como identificar essas mensagens falsas, acessando as páginas oficiais do Governo Federal e das empresas envolvidas, e como se proteger dos riscos contidos nesse tipo de corrente.

5. Como usar duas contas de WhatsApp no mesmo celular

Um truque permite que o usuário utilize duas contas de WhatsApp diferentes no mesmo celular, e este tutorial ensinou como realizar o procedimento. O "macete" consiste em adicionar um segundo perfil acessando o WhatsA

... pp Web pelo navegador do smartphone, habilitando a segunda conta do mensageiro por meio do escaneamento do QR Code. O truque pode ser realizado tanto no iPhone como no Android.

6. QR Code do WhatsApp

O WhatsApp está testando um QR Code que facilitará o compartilhamento do número do celular para que outra pessoa adicione seu contato no mensageiro. O recurso funciona de forma semelhante aos snapcodes do Snapchat e às tags de nome do Instagram, em que cada usuário tem o seu próprio código personalizado. O processo de adição de um novo contato também é igual, necessitando apenas a leitura do código com a câmera do celular ou por meio de um print do QR Code.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo