A Video Game History Foundation (VGHF), fundação sem fins lucrativos que visa arquivar e preservar mídias históricas do mundo dos videogames, encontrou um game baseado no filme de Dias de Trovão (1990). Estrelado por Tom Cruise, o jogo estava em um backup de partições de um HD separado em 21 disquetes de 5.25 polegadas do programador Chris Oberth. O título de corrida do "Nintendinho" (NES) acabou sendo substituído por outro game, desenvolvido pela Beam Software, e o seu código-fonte ficou perdido durante 30 anos. Depois de compilar e finalmente trazer este conteúdo raríssimo para o público, a fundação tem planos de lançar o seu código em um repositório do Github.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Após o falecimento do pioneiro programador e game designer Chris Oberth em 2012, muito do seu trabalho armazenado em HDs, disquetes e CD-ROMs, foi doado pela família para a Video Game History Foundation (VGHF). Em meio aos seus arquivos, foi descoberto um jogo nunca lançado, mas com material suficiente para ser compilado e executado no hardware do NES.

O jogo começou a ser desenvolvido um ano antes do game oficial inspirado no filme, publicado pela Mindscape, e tem um funcionamento bem diferente do concorrente, mais simples e focado na experiência das corridas Stock Car. No título produzido por Chris Oberth, o jogador corre em várias pistas, umas com efeito 3D e outras em 2D. Entretanto, o game certamente foi substituído pois o jogo oficial tinha partidas com ar mais “realista”.

O processo de recuperação

O time de arquivistas da VGHF encontrou um disquete com o rótulo "NINTENDO: HOT ROD TAXI, FINAL" escrito à mão nos arquivos doados para a fundação. Apesar de ainda não conter o jogo em si, o disquete continha o protótipo de um jogo de carro.

Acreditando que esse projeto poderia ter alguma ligação com o jogo de Dias de Trovão nunca lançado, os arquivistas continuaram a busca em outros disquetes. A equipe encontrou um backup de partições de um HD separado em 21 disquetes de 5.25 polegadas. Inesperadamente, a maioria dos discos estava totalmente legível e logo eles tiveram acesso a um diretório com arquivos do jogo de Days of Thunder de Chris Oberth.

A recuperação do jogo exigiu bastante trabalho, já que nos disquetes não havia uma versão do jogo pronta para execução, apenas o código-fonte com diversos arquivos. Ainda faltavam mais alguns dados, em especial um conjunto de tiles que foi encontrado posteriormente em outros discos. O resultado de todo esse trabalho de recuperação você pode conferir no vídeo abaixo.

Apesar da recuperação do código-fonte não ter sido completa, a VGHF irá disponibilizar tudo o que foi encontrado pelos seus arquivistas em um repositório do Github. Dessa forma, aqueles que se interessarem podem ter acesso ao código para criar as suas próprias versões completas do jogo. Até o momento da publicação deste artigo, o código-fonte ainda não estava disponível para o público.

A VGHF continuará o seu trabalho arquivando o trabalho de Oberth e buscando por out

... ros projetos perdidos, incluindo os jogos de arcade que ele desenvolveu durante o tempo em que trabalhou para a Stern, como o game Crypt. Oberth foi um programador muito notável na indústria, sendo o responsável por títulos como Anteater, de arcade, Winter Games do Commodore 64 e vários outros títulos iniciais para a família de computadores pessoais Apple II.

Jogos antigos eram mais criativos? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo