Luzes UV-C podem ser agentes importantes no combate ao novo coronavírus. Apesar de estar longe de ser uma solução milagrosa, o uso desse tipo de raios ultravioleta promete diminuir as chances de contágio pelo vírus, evitando mais casos de Covid-19. Alguns produtos do tipo já aparecem no mercado, como as lâmpadas UV-C da Signify, que prometem agir em maior escala, como em escolas e hospitais, e o SafeCode, uma pistola utilizada para esterilizar pacotes.

Vale ressaltar que o uso indiscriminado desses raios podem fazer mal à pele humana, entre outros danos à saúde. Confira a seguir como funciona a tecnologia e saiba se ela funciona mesmo para eliminar o coronavírus Sars-CoV-2 das superfícies.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona a tecnologia?

A radiação ultravioleta é uma forma de radiação eletromagnética, como a luz visível ou os raios-x. Ela é dividia em raios UV-A, UV-B e UV-C, sendo esse último mais agressivo para a vida. Com maior energia, essa forma de luz tem efeitos devastadores sobre microrganismos como bactérias e vírus. No caso do novo coronavírus, os raios ultravioleta agem dissociando moléculas e as informações genéticas do vírus, em uma ação que elimina a capacidade de infectar seres humanos.

Produtos como o SafeCode são capazes de emitir essa luz, matando o vírus na superfície atingida. A solução deve ser aplicada de acordo com as instruções de cada fabricante, e seu uso deve seguir as devidas normas de segurança. Isso porque a radiação não é agressiva apenas aos microrganismos: a exposição excessiva da pele a esse tipo de luz pode provocar câncer de pele.

É mesmo eficaz para eliminar o coronavírus?

O UV-C é um tipo de raio que "carrega" mais energia, e provoca danos nas ligações químicas entre compostos que formam as estruturas presentes no interior das células. No caso do Sars-CoV-2, essa radiação é capaz de destruir o material genético, além de outras estruturas que compõe o vírus. Sem essas informações, o novo coronavírus fica incapaz de se reproduzir, perdendo a capacidade de se fixar no organismo.

Pode ser usado numa pessoa?

O ultravioleta é agressivo a qualquer célula viva, e isso não exclui as células que formam a pele. Uma exposição sem filtros e cuidados ao UV-C pode gerar queimaduras na pele e danos graves à saúde, sobretudo aos olhos. A Signify, por exemplo, recomenda o uso de suas lâmpadas em cômodos vazios. Em empresas, escolas e hospitais, luzes desse tipo podem ser acionadas em horários de menor circulação para eliminar os microrganismos presentes nas superfícies do ambiente.

Outra observação importante é que a exposição a raios UV-C pode não ser muito eficaz em tecidos. Estudos da Universidade de São Paulo apontam que a luz pode não alcançar os vírus e bactérias nesses materiais, já que os mesmos acabam ficando entre as fibras do tecido.

Algumas empresas têm, no entanto, aproveitado a crise da pandemia para prometer produtos que seriam capazes de matar o vírus na pele com raios UV-C. A Illuminating Engineering Society, grupo centenário que reúne profissionais e empresas da área de tecnologia de relacionada à luz e diversos tipos de radiação, alerta que esses dispositivos não têm eficácia no combate ao vírus. Além disso, podem representar um risco à saúde das pessoas.

Onde a tecnologia deve ser utilizada?

A principal contribuição do UV-C está na esterilização de superfícies, como o chão, uma mesa ou até mesmo um pacote. Em hospitais, é possível usar rodos e outros dispositivos para processos de limpeza que eliminam o coronavírus, além de outros microrganismos, do chão, paredes, mesas e outras superfícies.

... iv>

Outra possibilidade é a de aumentar a segurança de produtos e alimentos, caso da proposta do SafeCode, pensado para ser usado por restaurantes e lojas que oferecem serviços de delivery ou empresas de logística. A pistola, desenvolvida pela brasileira Bizsys, promete ler códigos de barras ao mesmo tempo em que garante a esterilização do pacote, evitando a contaminação das próximas pessoas com acesso ao produto.

Já está disponível no Brasil? Onde comprar os produtos?

O acessório da Bizsys já pode ser encomendado no Brasil. A fabricante recomenda que os interessados entrem em contato por meio do site oficial para realizar a compra do equipamento. Já a Signify informa que está trabalhando para levar a tecnologia de suas lâmpadas para o mercado, uma vez que tem uma atuação de maior escala.

Equipamentos de limpeza, por sua vez, como rodos para esterilizar o chão, entre outros, são particularmente interessantes para hospitais. No Brasil, a USP está produzindo equipamentos com a tecnologia, que é cedido a unidades de saúde do estado de São Paulo.

Mais tecnologias usadas no combate à pandemia

Temperatura do corpo via biometria

O mPass Fever, da Montreal, é uma solução engenhosa que combina biometria com leitura de temperatura. A ideia é que o sensor seja usado para servir como forma de validação em empresas por meio de reconhecimento facial ao mesmo tempo que lê a temperatura do funcionário, emitindo alerta caso o mesmo se encontre em estado febril.

Respiradores em universidades

Há uma grande preocupação em torno da necessidade de abastecer hospitais com mais respiradores, um tipo de aparelho médico que é capaz de auxiliar pacientes com casos graves de Covid-19 a respirar. Diversas universidades do Brasil e do exterior, como UFRJ, MIT e UFPB, têm encontrado grande sucesso em criar versões mais baratas do instrumento, usando até mesmo o Raspberry Pi como unidade de controle do equipamento.

Robô cachorro da Boston Dynamics

O Spot, robô da Boston Dynamics que lembra um cachorro, está sendo usado para agilizar a triagem de casos suspeitos de coronavírus em um hospital de Boston. Lá, o robô ganhou uma tela e câmera para permitir que possíveis infectados entrem em contato com médicos e profissionais da saúde à distância. A medida tem como objetivo diminuir o contato dos profissionais com o vírus, reduzindo os riscos de contaminação. Recentemente, o modelo também começou a ser utilizado em parques públicos na Singapura para avisar às pessoas que é necessário manter uma distância segura, entre outros avisos.

Via IES, BBC, CNN, The Verge (1, 2), USP (1, 2), UFPB, IUVA.org

Quais são os robôs mais curiosos da atualidade? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo