Cientistas do Instituto de Pesquisa e Engenharia de Materiais, de Singapura, descobriram um novo filamento para impressão em 3D que promete revolucionar. Isso porque ele é mais  robusto e tem condução até mil vezes superior a dos outros materiais usados para impressão hoje em dia. Na prática, isso significa tornar a qualidade das coisas impressas muito melhor, além de baratear a tecnologia.

Não sabe costurar? Esta impressora 3D imprime roupas 'do zero' para você

Filamento é o material usado para impressão 3D (Foto: Divulgação/3Dcloner)

O filamento é composto por uma mistura de pó de carbono com polipropileno, o que lhe dá força e resistência ao calor maior que outros materiais baseados no mesmo elemento. Ele também pode ser usado para a impressão de circuitos e é robusto o suficiente para aguentar altas temperaturas das impressoras em 3D.

Os testes com o material foram satisfatórios o suficiente para que a equipe de pesquisadores passasse a afirmar que é mais barato imprimir circuitos com o filamento do que usar técnicas de solda convencionais. Segundo eles, os circuitos impressos continuavam uniformes e sua variação não passava de 5%.


Um dos cientistas do projeto, o Dr. Kwok Sen Wai, acredita que a tecnologia vai poder um dia ser usada com facilidade por usuários comuns. “Objetos em várias cores, formas e texturas, equipados com circuitos funcionais, poderão ser um dia impressos dentro de casa. Nosso material vai encorajar mais inovação e empreendedorismo ao dar mais poder para as pessoas fazerem protótipos fáceis e baratos”, crê.

Mas o que é um filamento?

Um filamento é o material usado na impressão em 3D, e é chamado assim por que é vendido em forma de fio, o que facilita sua inserção na impressora antes do uso. Existem vários materiais no mercado compostos de cores ou el

... ementos diferentes, cada um voltado para uma função diferente, que muda de acordo com o objeto a ser impresso.

No momento, os pesquisadores estão buscando parceiros industriais para poder comercializar o novo material, e não há expectativa de quando ele chegue ao mercado ou quanto vai custar.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

Via 3D Print



>>> Veja o artigo completo no TechTudo