FIFA 20 e PES 2020 são os simuladores de futebol mais recentes lançados pela EA Sports e Konami, respectivamente. Os games, que estão disponíveis para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (FIFA 20 pela Origin e PES 2020 pelo Steam), compartilham várias semelhanças entre si. Apesar disso, FIFA tem tido destaque na comparação com o rival nos últimos anos, por aspectos como a jogabilidade e recursos.

O modo Futebol Volta, ligas exclusivas e futebol feminino fazem com que PES 2020 fique devendo na comparação com o concorrente. Veja, a seguir, cinco aspectos que PES não possui e por isso fazem com que FIFA se destaque. Uma outra lista do TechTudo traz as cinco vantagens do PES 2020 em relação ao FIFA 20.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Futebol Volta

Lançado em FIFA 20, o Futebol Volta é dedicado a quem tem saudade de jogar bola. O modo de jogo remodelou o antigo FIFA Street, título da EA Sports sobre futebol de rua. Agora parte integrante de um único jogo, o Futebol Volta possui partidas de 3 x 3 sem goleiro, 5 x 5, estilo futsal e mais. Além disso, é possível escolher um time de verdade como Real Madrid ou PSG para jogar. No modo Volta, os dribles e finalizações acrobáticas estão liberados, sendo que quanto mais bonito o gol, melhor. PES nunca possuiu nenhum modo de jogo nem semelhante ao que a nova versão do FIFA Street propõe.

2. Champions League e Copa Libertadores oficiais

FIFA 20 ganha de seu rival de lavada no quesito competições internacionais. A Copa Libertadores da América e a Champions League, os dois principais torneios de clubes do mundo, são exclusivos do game da EA Sports. Isso significa que logos, pacotes de transmissão, marcas oficiais, troféus, patches e outros aspectos desses campeonatos estão somente no FIFA. Além disso, o FIFA possui também com exclusividade a Europa League, UEFA Super Cup, Conmebol Sul-Americana e Recopa Sul-Americana.

3. Ligas exclusivas

Outro recurso que diferencia FIFA de seu concorrente PES já há alguns anos é o número de ligas exclusivas. O título da EA Sports tem mais de 25 ligas exclusivas, enquanto o jogo da Konami tem apenas quatro. Além dos campeonatos de menor expressão, como a K-League 1 (Coreia do Sul), Liga 1 (Romênia) e Abdul Latif Jameel League (Arábia Saudita), FIFA possui grandes nomes.

A Premier League, por exemplo, que é o campeonato nacional da Inglaterra e considerado por muitos como o melhor do mundo, só pode ser jogado de forma oficial no FIFA 20. Esse também é o caso da La Liga (Espanha) e Bundesliga (Alemanha).

Veja as novidades de FIFA 20 na atualização que inclui a Copa Libertadores no game

4. Futebol feminino

O game FIFA também foi um pioneiro na inclusão, já que desde a versão lançada em 2015 é possível jogar com equipes femininas. O jogo da EA Sports tem apostado nesse recurso por causa do crescimento da popularidade do futebol feminino ao redor do mundo e pelo aumento do interesse das mulheres em jogos eletrônicos. FIFA 19 chegou a ganhar, inclusive, uma atualização com a Copa do Mundo de Futebol Feminino, que fora do mundo virtual foi disputada na França.

No caso de PES 2020, essa realidade parece estar distante de acontecer. O gerente europeu da Konami, Lennart Bobzien, já disse em entrevista que a empresa não tem planos para adicionar o futebol feminino ao game.

5. Versão para Nintendo Switch

... v>

FIFA e PES possuem versões para PC, Xbox One e PS4. O título da EA Sports, porém, pode ser jogado em mais uma plataforma, o Nintendo Switch. A versão para o console híbrido é a Legacy Edition, que possui menos clubes e menos modos de jogo. Apesar disso, os jogadores tem acesso ao Jogo Rápido, Modo Carreira, Torneios (incluindo a UEA Champions League) e modos online (amistosos e temporada). Assim como o futebol feminino, a Konami já explicou que não há nenhuma programação para PES 2020 desembarcar no videogame da Nintendo.

Via Games Radar, EA Games e SporTV



>>> Veja o artigo completo no TechTudo