iPhone 11 Pro Max e Galaxy S20 Ultra tiveram baterias colocadas à prova em teste realizado pelo canal do YouTube PhoneBuff, especializado em comparativos. O celular da Apple levou a melhor, durando uma hora e meia a mais que o concorrente da Samsung. Com a ajuda de um braço robô, os smartphones realizaram uma série de atividades, como ligações telefônicas, checagem de e-mails, uso de mídias sociais e jogos.

O consumo de energia foi registrado durante a execução de cada uma delas. Quando o telefone da fabricante sul-coreana ficou totalmente sem carga, ainda restavam 17% de bateria no celular da empresa da maçã.

A Apple não costuma divulgar a capacidade da bateria dos smartphones da marca, mas fontes não-oficiais dão conta de que o iPhone 11 Pro Max conta com componente de 3.969 mAh, contra 5.000 mAh do Galaxy S20 Ultra. Mesmo com uma bateria 25% maior que a do concorrente, o aparelho da Samsung não foi capaz de vencer nenhum dos testes, apenas empatou em dois.

Na primeira rodada, foi simulado um telefonema de uma hora de duração. Enquanto o iPhone perdeu apenas 1% de carga, o Galaxy perdeu 5%, uma queda considerável para a capacidade da bateria. Depois, foi simulado uma troca de mensagens pelo mesmo período. A perda de energia do campeão foi de 7% contra 9% do rival.

O terceiro teste foi uma checagem de e-mails. O robô atualizou a caixa de entrada, abriu as mesmas mensagens e rolou a tela. Ao final, a perda de energia havia sido a mesma do teste anterior.

A ferramenta mecânica realizou, então, uma hora de navegação nos mesmos websites, seguida de uma hora no Instagram. Depois disso, os aparelhos foram submetidos a 16 horas de Stand By. O gasto energético deste último teste foi o mesmo, 6% em ambos os smartphones, mas a essa altura o iPhone 11 Pro Max ainda contava com 62% de carga contra 52% do Galaxy S20 Ultra.

O smartphone da Apple voltou a vencer na rodada de uma hora de vídeos no YouTube, mas empatou no teste de games. Durante a partida do mesmo jogo, os celulares perderam 10% de carga. Nos dois testes seguintes, navegação em aplicativos de mapas seguida de 60 minutos de streaming de música no Spotify, o iPhone venceu novamente.

O arremate aconteceu durante a rodada do Snapchat. Após 35 minutos minutos de teste, o Galaxy S20 Ultra desligou, deixando o iPhone 11 Pro Max com 17% de energia. O smartphone da Apple completou os 25 minutos restantes ainda com 12% de bateria e se manteve firme por mais uma hora e cinco minutos, enquanto o braço robô incansavelmente abria e fechava aplicativos.

Para deixar o teste justo, os aparelhos foram cal

... ibrados para a execução das tarefas. Contudo, o celular da Samsung apresenta tela com taxa de atualização de 120 Hz, enquanto o iPhone conta com display de 60 Hz. Esta diferença pode ter influenciado o desempenho do Galaxy com relação ao rival, mas o teste foi feito com a tela configurada com taxa no máximo por essa ser uma das mais importantes características do smartphone.

Com informações de PhoneBuff



>>> Veja o artigo completo no TechTudo