Live é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, geralmente feita por meio das redes sociais. O Instagram, por exemplo, possui uma ferramenta que permite ao usuário fazer uma transmissão de vídeo em tempo real para os seguidores, o que também é possível por aplicativos como YouTube, Twitter, Facebook e TikTok. Usuários podem fazer comentários e deixar curtidas, além de acompanhar as atividades dos demais espectadores.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, artistas de todo o mundo e de segmentos diversificados têm se apresentado digitalmente por meio de lives, contribuindo para a interação social e o entretenimento durante o período de isolamento. Além dos pocket shows individuais, estúdios de música têm organizado e incentivado a realização de festivais virtuais com data e hora marcada. O TechTudo reuniu, a seguir, algumas perguntas e respostas sobre o que é e como funciona uma live.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que significa live?

Live em português significa, no contexto digital, "ao vivo". Na linguagem da Internet, a expressão passou a caracterizar as transmissões ao vivo feitas por meio das redes sociais. As lives são feitas de forma simples e ágil, geralmente sem limites de tempo de exibição ou de quantidade de espectadores. Geralmente há um espaço específico criado para a transmissão e os seguidores do perfil recebem notificações de que ela está acontecendo naquele momento.

Com isso, usuários se conectam por meio de celulares e computadores para consumir conteúdo uns dos outros ou, até mesmo, colaborar entre si — algumas plataformas permitem fazer lives em conjunto. O engajamento gerado entre quem transmite e quem assiste contribui para o aumento do alcance da conta, a captação de novos seguidores e a fidelização dos existentes, a divulgação de produtos, serviços e ideias, além de aproximar as pessoas, criando uma conexão maior entre elas.

Como fazer uma live pelo celular?

Para fazer uma live pelo celular Android ou iPhone (iOS), é preciso escolher em qual plataforma a transmissão ao vivo será veiculada. O TechTudo mostra, a seguir, como iniciar uma live nos principais aplicativos compatíveis.

1. YouTube

O YouTube permite a visualização de conteúdo sem estar logado. Entretanto, para fazer uma transmissão ao vivo no app, é preciso entrar na sua conta. Após fazer o login, toque no ícone da câmera na parte superior da tela. Em seguida, selecione a modalidade "Transmitir ao vivo".

2. Instagram

Fazer uma transmissão ao vivo no Instagram é algo bastante simples e prático. Entre em sua conta no app, e toque na função de adicionar um Story. Em seguida, arraste para a última opção da esquerda, intitulada "Ao vivo".

3. Facebook

No Facebook, começar uma live também só é possível com a conta conectada. No menu lateral ou quando entrar pela primeira vez no app, há uma série de ações possíveis para executar. Toque na opção "Transmitir ao vivo".

4. Twitter

O Twitter é um dos aplicativos que permite a transmissão de vídeos ao vivo. No mesmo espaço de publicação dos tuítes, há um botão com o símbolo de uma câmera. Ao tocar nele, você será direcionado a uma segunda página, com a opção "Ao vivo".

5. TikTok

Anteriormente chamado Musical.ly, o TikT

... ok requer um segundo aplicativo, o Live.ly, para fazer as transmissões. Ao baixá-lo, faça o login com a mesma conta do TikTok. Em seguida, toque no botão vermelho com o símbolo "+" na parte inferior da tela, e em "Transmitir ao vivo".

6. Bigo Live

A transmissão ao vivo feita a partir do Bigo Live pode ser feita utilizando várias opções, como nomear a live, escolher filtros de embelezamento, máscaras e tags. Ao entrar com sua conta no app, toque no botão circular indicado, selecione as opções desejadas e, por fim, toque no botão "Ao Vivo".

Como ganhar dinheiro fazendo live?

Alguns usuários conseguem ganhar dinheiro fazendo live em alguns dos apps citados. No YouTube, por exemplo, é possível monetizar os vídeos. O recurso é parte do Programa de Parcerias do YouTube e só está disponível para contas com mais de mil pessoas inscritas e quatro mil horas de exibição nos últimos doze meses. O dinheiro vem de anúncios nos vídeos, venda de produtos e visualizações de assinantes. Canais de streaming de jogos são uma forma de ganhar dinheiro fazendo live.

Outros tipos de lives estão atrelados à publicidade paga. Perfis de influenciadores digitais ou de famosos, devido ao alcance e ao engajamento de seus seguidores, têm o potencial para divulgação de marcas. Redes sociais já contam com opções para os negócios, como é o caso do Instagram for Business e do Facebook Business, proporcionando uma autogestão do trabalho virtual e deixando claro para o seguidor que determinados conteúdos são patrocinados.

O que é proibido em lives?

As redes sociais contam com termos de adesão que o usuário deve ler ao criar sua conta. Entretanto, essa obrigação não é seguida à risca, o que deixa muitas pessoas desavisadas e com possibilidade de serem banidas ou suspensas temporariamente dos aplicativos devido a comportamentos que apresentem, inclusive em lives.

Em geral, é proibido em lives: uso de drogas; transmissão de conteúdo que possa causar danos a terceiros; divulgação de plataformas concorrentes ou conteúdos com direitos autorais; conteúdos de assédio, nudez, profanidade excessiva e grosseria; propaganda política; reprodução de conteúdos de TV ou similares; apologia a conteúdos sexuais, criminosos, suicidas ou políticos no geral; utilização de armas de fogo; atitudes danosas à segurança infantil; e divulgação de informações privadas.

Qual é a velocidade de Internet ideal para fazer live? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo