A loja digital Steam bateu seu recorde de jogadores simultâneos no último domingo (15). Foram 20 milhões de pessoas conectadas ao serviço, em que 6,2 milhões estavam de fato em um game para PC. Os números foram revelados pelo site não-oficial SteamDB, que registra estatísticas da plataforma da Valve. Especula-se que o motivo para o alcance da marca seja a quarentena devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que tem afetado diversos países. A indústria de jogos também tem sofrido os efeitos do surto da doença com eventos cancelados, como a E3 2020, e mudanças em alguns títulos.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Saiba mais: assista ao vídeo sobre como adicionar amigos no Steam a seguir

O novo recorde de 20.313.476 jogadores, segundo dados da própria Steam, chegou apenas um dia após o anterior, em 14 de março, quando o serviço atingiu 19,7 milhões de usuários simultâneos. Anteriormente, a marca era de 18,8 milhões de pessoas, atingida em 2 de fevereiro.

Atualmente, o serviço tem oscilado entre 19 e 18 milhões de jogadores em horários de pico e a expectativa é de que atinja novos recordes. Durante este período, os games mais jogados na plataforma têm sido Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), DotA 2, Rainbow Six Siege, GTA 5 e Destiny 2. No dia 15 de março, CS:GO também quebrou um recorde próprio de mais de 1 milhão de jogadores simultâneos.

O chefe da divisão do Xbox na Microsoft, Phil Spencer, comentou em sua conta pessoal de Twitter que "é encorajador ouvir que tantas pessoas estão usando games como uma forma de permanecer conectadas nesse período". Ele também se disse orgulhoso de ser parte de uma indústria que pode oferecer uma forma de escape e diversão no momento e recomendou que todos se mantenham em segurança.

Coronavírus e games

Os efeitos do coronavírus na indústria dos games levaram ao cancelamento ou adiamento de grandes eventos de jogos, como a feira E3, que seria realizada em junho e a GDC (Game Developers Conference) este mês. Games como Pokémon GO, que dependem de interação social, tiveram mudanças em seu gameplay para incentivar que os usuários ficassem

... em casa e distantes uns dos outros. Enquanto isso, títulos como Plague Inc. receberam um aumento de popularidade devido à temática de vírus.

Qual a melhor loja de jogos para você? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo