Huawei P40 Lite: Boas especificações aliadas a umas câmeras que impressionam! – Normalmente, o objetivo das grandes fabricantes com a chegada de um novo smartphone, é oferecer algo de diferente, de inovador, para mostrar às rivais que são realmente um osso duro de roer.

Dito isto, temos agora de dar as boas vindas ao novo P40 Lite da Huawei! Um novo smartphone que posso dizer com alguma confiança, que não ficou aquém das expectativas. Especialmente quando falamos da sua performance fotográfica!

Primeiramente, é provável que ainda se lembre que a Huawei continua proibida pelos Estados Unidos de se associar à Google. Ou seja, devido a esta situação, este equipamento não tem os serviços da gigante da pesquisa, e como consequência disso, não há Play Store para ninguém… No entanto, temos a grande aposta da Huawei, a App Gallery! Que apesar de ainda precisar de evoluir imenso, já começa a mostrar algumas potencialidades.

Design – Huawei P40 Lite

Similarmente a outros equipamentos da Huawei, este telemóvel oferece o design “Punch FullView” em vez da afamada Notch. Naquilo que é um design bastante similar ao Galaxy S10 da rival Samsung lançado no ano passado, ou Nova 5T recentemente lançado também pela Huawei no mercado Nacional.

Dito isto, tenho de dizer que apesar do smartphone encaixar bem na mão, é imediatamente notório que não estamos a falar de um topo de gama. Ainda assim, graças à excelente localização dos botões e sensor de impressão digital, a sua utilização é extremamente confortável.

Ainda na parte da frente, tenho de dizer que mais uma vez não encontramos um LED de notificações, algo cada vez mais raro no mundo dos smartphones modernos.

Entretanto, na lateral direita irá encontrar a tradicional barra para controlar o volume +/-, bem como o botão Power que é agora combinado com o sensor de impressões digitais, que categorizo como um dos mais sensíveis e rápidos que testei.

Na parte superior irá ter apenas um microfone, enquanto na parte inferior tem o altifalante principal, um microfone, a entrada USB Type-C e ainda uma cada vez mais rara entrada 3.5mm para auscultadores.



Por fim, na sua traseira, o Huawei P40 Lite está equipado com um módulo fotográfico com um rebordo em dourado, equipado com o sistema AI Quad Camera de 4 câmeras da marca, bem como um Flash logo abaixo deste mesmo módulo.

Ainda se lembra de dizer que este smartphones não se faz sentir como um aparelho de gama alta na mão? Tudo se deve ao facto da estrutura do Huawei P40 Lite ser mais saliente que o ecrã e a sua traseira. Um design que certamente lhe irá oferecer um outro nível de proteção contra quedas. (Apesar de fazer parecer que o aparelho vem com uma capa não removível de fábrica)

(Análise Huawei P40 Lite) Ecrã e Câmeras: O trunfo da marca!

O ecrã LCD IPS deste equipamento é de 6.4 polegadas, chegando com uma  resolução FHD+ de 2310 x 1080p, que graças aos seus 398ppi oferece uma excelente definição de imagem. Contudo, tenho a dizer que sinto falta da tecnologia OLED que infelizmente nem sempre é oferecida na gama de preços deste equipamento.

Dito isto, as margens deste equipamento são pequenas, e a implementação da câmera de 16MP no próprio ecrã é um design que realmente impressiona. Aliás, na minha opinião, esta implementação é a menos intrusiva, fazendo com que muitas vezes se esqueça que o ‘buraco’ está lá.



Vamos agora ao ponto mais importante para muitos entusiastas, as Câmeras!

Primeiramente, como já disse, no ecrã irá encontrar uma câmera frontal de 16MP que até agora só me tem surpreendido. Ao fim ao cabo, as fotos no exterior são realizadas com uma definição incrível e muita rapidez. Já ‘indoor’, mesmo com uma iluminação aquém, as fotos ficam facilmente acima do esperado, apresentando quase sempre excelentes resultados para o meu ‘selfie game’.

Performance do módulo de 4 câmeras traseiro

Portanto, aqui vamos encontrar o sensor principal de 48MP juntamente com uma câmera Ultra-Wide de 8MP, uma câmera com zoom ótico 2x de 2MP e ainda um sensor Macro de 2MP.

Seja como for, esta combinação conseguiu alcançar sempre um bom resultado. Chego mesmo ao ponto de afirmar que a fotografia foi o grande foco deste equipamento por parte da Huawei.

Ora veja algumas das fotografias que este equipamento conseguiu produzir:

Curiosamente apesar dos 48MP e da câmera de 8MP com 2x zoom ótico, só irá retirar o máximo de 6x zoom digital.

Potência e Bateria – Huawei P40 Lite

Com a finalidade de correr tudo de forma suave e sem paragens, a Huawei implementou neste equipamento o seu Kirin 810, um processador Octa-Core que realmente impressiona no uso do dia a dia. Aliado a este SoC temos ainda 6GB de RAM e 128GB de armazenamento, o que para mim é de momento o Sweet-Spot na gama média.

Dito isto, apesar de ser um SoC de média gama, tenho a dizer que este processador correu qualquer jogo que lhe coloquei à frente sem se queixar minimamente.

O que é potência sem autonomia?

Não sei… É que este Huawei P40 Lite nunca me deu esse problema! Afinal de contas, a bateria de 4200 mAh pode não ser a maior do mercado. Mas a ajuda do software do equipamento ofereceu-me quase sempre 2 dias de uso intensivo.

Curiosamente, mesmo quando abusei do equipamento e precisei de carregar, o carregador incluído “Huawei SuperCharge de 40W” resolveu a situação num ápice! (É basicamente um extra dos smartphones de gama alta na empresa, a dar um cheirinho da sua qualidade na gama média!)

Ainda assim, sou utilizador e verdadeiro fã de carregamento sem fios, e infelizmente neste equipamento não tenho essa opção.

Qualidade de Áudio e Chamadas – Huawei P40 Lite

Sem dúvida que o processador, a memória RAM e o armazenamento são das especificações mais importantes para os entusiastas. Ainda existe quem procure algo que muitos dão como garantido e depois apanham uma desilusão… A performance em chamadas! Afinal, estamos a analisar um telemóvel!

Dito isto, tenho a dizer que o Huawei P40 Lite tanto a ouvir musica ou filmes como nas próprias chamadas está um mimo.



Aliás, posso também dizer que o equipamento com apenas uma coluna consegue alcançar muito mais volume que alguns equipamentos com soluções Stereo.

Passando apenas para o campo das chamadas e video-chamadas, a qualidade mantém-se com um bom volume e uma boa percepção de tudo o que o outro lado está a dizer.

Conclusão – Huawei P40 Lite

Antes de mais nada, na altura em que testei este equipamento não sabia a que preço iria sair para o mercado. Assim, agora que os 329€ foram confirmados pela Huawei, tenho a dizer que para um smartphone de média gama conseguiu surpreender-me imenso.

Em suma, no geral, o Huawei P40 Lite é uma excelente oferta. Aliás se procura uma boa configuração de câmeras a um preço “baixo” este poderá ser mesmo o equipamento para si.

Nota do redator: Entretanto, saiba que este equipamento não conta com o ‘amigo’ Google e como consequência disto mesmo, não há Play Store para ninguém. Tenha isso em conta porque devido a esse pormenor, a maioria das aplicações tem de ser instaladas por fornecedores de apps de terceiros, e algumas podem nem funcionar, como é o caso do Youtube.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].