O novo Moto G e o iPhone 4S estão entre os smartphones mais procurados pelos brasileiros. Por isso, o TechTudo comparou os dois aparelhos e decidiu qual pode ser a melhor opção de compra. Será que o aparelho da Apple, lançado em 2011, é páreo para o novíssimo smart da Motorola? Confira abaixo.

iPhone 4S ou Moto X? Confira o comparativo e escolha o seu preferido 

Moto G ou iPhone 4S: qual dos dois intermediários é o melhor para comprar? (Foto: Arte/TechTudo)

Desempenho: Moto G

Dual-chip, 4G e com TV Digital, o novo Moto G é uma opção excelente de “baratinho” no mercado. Além destes atrativos, conta com um hardware interessante de processador Qualcomm Snapdragon 400 quad-core de 1,2 GHz, 1 GB de RAM e 8 GB de memória interna com entrada para cartões microSD de até 32 GB.

Moto G ganhou nova versão com 4G e outras melhorias (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Já o iPhone 4S, que é um modelo bem mais antigo, de 2011, tem configurações um pouco menos potentes. É equipado com processador Apple A5 dual-core de 1 GHz e 512 MB de RAM. Sua memória interna varia entre 8, 16, 32 ou 64 GB, mas o modelo mais vendido no Brasil é o de 8 GB. Além disso, ele não tem entrada para microSD.

Design e Dimensões: iPhone 4S

Visualmente, porém, o iPhone 4S é mais compacto e elegante do que o Moto G. Afinal, é bem menor: 115,2 x 58,6 x 9,3 mm, contra 141,5 x 70,7 x 11 mm do rival, pesando 140 g, contra 155 gramas do Moto G. Além disso, o seu design é mais clássico e tradicional. Já o aparelho da Motorola é mais voltado para os jovens, com capinhas coloridas, por exemplo.

iPhone 4S tem melhor tela (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela: iPhone 4S

O Moto G é bom? Opine no Fórum do TechTudo

A tela do iPhone 4S é bem menor, e, por isso, conta com uma densidade de pixels por polegada maior. Este número é importante, pois é o que define o nível de detalhamento da imagem – ou seja, de nada adianta uma tela grande com uma resolução que não faça jus a ela. Isso acontece com o Moto G.

Ele tem uma telona de 5 polegadas, mas com resolução 720 x 1280, cerca de 294 ppi. O iPhone 4S, com 3,5 polegadas e resolução de 640 x 960, consegue 330 ppi. A diferença não é tão grande, mas existe e deve ser considerada. No entanto, para quem quer uma tela grande, como está na moda, o Moto G é melhor.

Sistema operacional: Empate

Esta é uma disputa entre iOS e Android, em que o gosto pessoal interfere bastante. O importante é saber que ambos têm as versões mais atualizadas de suas plataformas, por isso, declaramos empate. Cada sistema tem seus pontos fracos e fortes, e esta é uma análise comple

... xa, que tende a variar de usuário para usuário.
iPhone 4S tem iOS atualizado até versão mais recente (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Câmeras: Moto G

As duas câmeras traseiras, do Moto G e do iPhone 4S, têm 8 megapixels. Ambos têm Flash LED, geomarcação, foco com toque, HDR, modo panorama, etc. Ou seja, neste ponto, há um empate. Porém, na câmera frontal, a vantagem é grande para o smart da Motorola, que oferece 2 megapixels contra uma VGA do iPhone 4S.

Moto G da nova geração é bem equipado em câmeras (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Como as selfies estão em alta, por mais que 2 megapixels não seja lá uma grande resolução para a câmera frontal, é bem melhor do que é oferecido pelo modelo da Apple. Além disso, ela faz vídeos com 720p, enquanto o iPhone 4S tem a limitação de 480p.

Preço e disponibilidade: Moto G

Apesar de ser um aparelho de quatro anos atrás, o iPhone 4S ainda consegue ser mais caro do que o recém-lançado Moto G. Ele não está disponível para compra no site da Apple, mas, ao usar buscadores, é possível encontrá-lo em lojas nacionais por pouco menos de R$ 1 mil. O Moto G, no site da Motorola, sai por R$ 899.

Conclusão: Moto G

A compra do Moto G é mais recomendada do que a do iPhone 4S por diversos motivos: primeiro, por ser um aparelho mais novo, que terá um suporte mais longo e atualizações constantes de sistemas operacionais. Segundo, por ter um desempenho melhor, com componentes mais modernos. Terceiro, mas não menos importante, por ser mais barato.

O iPhone 4S é menor, mais compacto, com um visual mais arrojado, e tem uma tela que oferece ótima qualidade, mas não é o bastante para superar o Moto G. Até porque, ele é, normalmente, bem mais caro, e não vale o investimento. Sem falar que não é dual-SIM e não tem TV nem leitor de cartões microSD.

Nenhum dos dois é top de linha, mas entre os intermediários com preços médios, vale mais investir no Moto G, que é um aparelho novinho em folha, do que no iPhone 4S, de quatro anos atrás.

Tabela comparativa entre o Moto G e o iPhone 4S (Foto: Arte/TechTudo)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo