Counter Strike: Global Offensive (CS:GO) é um game de tiro que faz sucesso nos esports. O jogo competitivo está sujeito ao VAC, sistema anti-cheats da Valve que monitora e pune players que usam programas ilegais, como hacks e cheats. O Source Live Audio MIxer (SLAM), aplicativo que permite compartilhar músicas e áudios, é muito usado por players de CS:GO e alguns jogadores têm dúvidas se o software é permitido ou não pelo VAC. Apesar de não existir uma posição oficial sobre o tema da própria Valve, as regras da desenvolvedora deixam claro que o simples uso do SLAM não gera banimentos. Entenda, a seguir, esse regulamento e como usar o programa de maneira legal.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o SLAM?

O Source Live Audio Mixer é um aplicativo externo, ou seja, não incluído originalmente nos arquivos base do jogo. Ele permite compartilhar músicas com outros jogadores no chat por voz das partidas de CS:GO. Normalmente, ele é utilizado para fins cômicos, replicando memes ou áudios marcantes de correntes de redes sociais, mas também serve para trollar e irritar as pessoas com ruídos muito altos.

Como as pessoas não entram no chat por voz esperando ouvir algo diferente de conversas sobre estratégias de jogo, o SLAM é controverso por natureza, e há quem ame e quem odeie o aplicativo. Sua instalação é gratuita em qualquer máquina, seu código é aberto a todos e ele não altera nenhuma configuração de jogo, nem mexe nos arquivos da Valve, o que o torna uma ferramenta de instalação legítima.

Como a Valve trata o SLAM?

Uma vez que o SLAM não tem qualquer impacto na performance dos jogadores, nem reescreve dados ou mexe nos arquivos de configurações, a simples instalação e uso do SLAM não viola qualquer norma prevista pela Valve em seu código de regras de conduta. Então você pode instalar o SLAM tranquilamente, sem medo de ser punido por isso.

Uma rápida pesquisa pelos principais fóruns e comunidades online revela que não há casos de jogadores banidos pela simples utilização do SLAM, mas há quem tenha sido banido por um mal uso do aplicativo. Se você incomodar os demais jogadores e for reportado por eles, por exemplo, é possível tomar uma suspensão em sua conta por abuso no bate-papo.

Ou seja, se o player deseja utilizar o SLAM, ele deve ter o bom senso de não irritar os demais, nem tocar músicas que contenham palavrões, discursos de ódio e mensagens opressoras, já que isso pode ser visto como comportamento tóxico e gerar punições. O jogador também não pode mexer no código do SLAM e inserir hacks no programa, pois esse seria o motivo para uma máquina cair no VAC.

Para garantir que a versão é segura, o SLAM deve ser baixado pelo site oficial do programa (http://slam.flankers.

... net). A versão oficial se limita a adicionar arquivos com extensão .cfg e .wave na pasta do jogo, sem apagar ou alterar qualquer outro item. Assim, o player joga normalmente, seguro de que a Valve não irá punir a sua conta apenas por ouvir e compartilhar músicas.

CS:GO pode rodar com uma GT 1030? Confira a solução no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo