Castlevania: Symphony of the Night tem uma nova versão mobile e agora está disponível para download em celular Android e iOS (iPhone e iPad). No clássico título de PlayStation One, jogadores assumem o papel de Alucard, filho de Drácula, que investiga o misterioso surgimento do castelo de seu pai e o desaparecimento de Richter Belmont que derrotou o vilão quatro anos atrás. O game conta com novos controles na tela de toque, porém é compatível também com joysticks sem fio, inclusive os de consoles como PlayStation 4 (PS4) e Xbox One.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Jogabilidade

Os controles do game são apresentados na tela de toque com visuais bem intuitivos. O jogador tem o tradicional direcional para se movimentar e botões virtuais para pular, atacar com sua arma, defender-se com um escudo (ou usar outro item secundário) e realizar um dash para trás. No início do game, Alucard é extremamente poderoso e capaz de destruir a maioria das criaturas com um golpe só, mas a aventura só começa de verdade quando ele é confrontado pela Morte, um dos servos de Drácula, e tem a maior parte de seus poderes removidos.

Saiba mais: veja o detonado de Castlevania: Lord of Shadows 2

Batalha com Drácula

Antes de controlar Alucard, o jogador começa controlando um outro personagem, Richter, em uma reencenação de sua luta contra Drácula que aconteceu em Castlevania: Rondo of Blood. Não é preciso se preocupar muito nesta batalha, pois ela faz parte da história. Se Richter ficar muito fraco, Maria virá salvá-lo. Para causar dano a Drácula, pule e ataque sua cabeça. Quando ele assumir sua forma mais monstruosa basta atacar em qualquer parte.

Level Up!

Apesar de não parecer à primeira vista, o game tem alguns elementos de RPG como pontos de experiência ao matar inimigos e níveis. Ocasionalmente a ação é interrompida por uma mensagem "Level Up!" acima de Alucard para indicar que o jogador subiu de nível. Então, se estiver com dificuldade em alguma parte específica do game pode valer a pena gastar algum tempo para ganhar níveis em seções onde os inimigos não são tão fortes.

Corações e velas

Castlevania tem uma curiosidade em relação às outras séries de videogames, pois os corações não são usados para repor sua energia. Eles são os equivalentes ao "MP", pontos de magia, utilizados por ataques auxiliares, feitiços e outras habilidades. Outra curiosidade que fãs da série já conhecem é que as velas guardam itens como corações, dinheiro e mais. Crie um hábito de sempre destrui-las pelo cenário.

Equipamentos

Durante o jogo, Alucard coleta os mais diversos equipamentos e eles podem ser usados para aumentar seus pontos de ataque, defesa e mais, como em um RPG tradicional. Para alterar seu equipamento, basta pressionar o sinal de pause no topo da tela com duas barras (||) e clicar em "Equip". Toque no item que deseja mudar para ver as opções disponíveis. Após Alucard perder seus poderes, é importante lembrar de equipar alguma arma assim que conseguir uma.

Como jogar um "Metroidvania"?

O subgênero de games cunhado pela junção de nomes "Metroid" e "Castlevania" surgiu aproximadamente com a chegada de Symphony of the Night, que utilizava a mesma fórmula de Metroid. Neste tipo de jogo, é comum o usuário se deparar com obstáculos que não consegue transpor ou áreas que parecem inacessíveis até que ele co

... nsiga uma nova habilidade ou item que permite acessá-las. Por isso, sempre que estiver em um local que não parece acessível, apenas marque-o mentalmente no mapa e retorne quando tiver novas habilidades.

Como usar o mapa

Próximo ao direcional, há um botão de toque para acessar o mapa do jogo, que é parte essencial da aventura. As salas do castelo de Drácula são divididas em quadrados e quando são exploradas se revelam no mapa como um quadrado azul. Quando há um buraco no perímetro do quadrado significa que há uma porta ou saída naquela direção, mas nem sempre essa saída estará acessível.

Como salvar o jogo

Espalhadas pelo castelo estão salas para salvar seu jogo, marcadas por um icosaedro flutuante. Basta aproximar-se da forma geométrica e pressionar para cima no direcional para salvar seu progresso. Este salvamento é permanente, diferente da função "Continue", e pode ser acessado na parte "Create/Load" do menu inicial.

Nova função "Continue"

Para tornar o game mais amigável para o ambiente mobile, Symphony of the Night ganhou uma função "Continue", que permite retomar o game de onde você parou a qualquer momento. Sempre que fechar o jogo em seu smartphone ou der "Quit" no menu, o t salvará sua condição e a sala onde estava quando foi desligado. Ao selecionar "Continue" no menu inicial o jogador começará já nessa sala.

Personagens extras

Os personagens extras Richter e Maria, que eram desbloqueáveis nas edições anteriores de Castlevania: Symphony of the Night, estão disponíveis nesta versão logo de início para o jogador. Para jogar com eles, basta colocar o nome dos personagens: "RICHTER" ou "MARIA", na tela inicial quando for criar seu save.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo