Toda a gente está à espera das consolas de nova geração, especialmente da PlayStation 5 que deverá suceder à líder da atual geração, a PS4. Dito isto, apesar de sabermos que as novas consolas irão trazer hardware de topo, ninguém percebeu muito bem que tipo de inovações vamos ter para aumentar a imersão em jogo.

Vamos ter uma nova consola que irá apenas oferecer texturas de maiores qualidade e maior resolução? É apenas isto que a Sony tem para oferecer ao mercado dos videojogos? Parece que não!



(DualShock 5) O comando da PlayStation 5 suporte Biofeedback

Portanto, parece que o DualShock 5 que deverá acompanhar a PS5 no seu lançamento, irá trazer consigo ‘biofeedback’ para revolucionar a experiência de jogo do utilizador.

Ou seja, o comando da PlayStation 5 vai contar com vários sensores responsáveis pela medição da atividade eletrodérmica, entre outras coisas. Que por sua vez deverão ser capazes de oferecer um novo tipo de experiências interativas, especialmente quando metemos o VR à mistura.

Afinal de contas, o próximo passo do mundo computacional é aumentar a imersividade e interatividade, com experiências o mais próximas do real possível. (Como podemos ver pela grande aposta nos capacetes de realidade virtual.)

O que já sabemos acerca do DualShock 5?

Assim, além de algumas mudanças a nível de design, e da patente mencionada em cima, temos ainda a adição de novos botões na traseira, bem como a possível integração de um ecrã ’touch’.

Em suma, a ideia é implementar funcionalidades que tragam uma maior envolvência do jogador. Nomeadamente ‘Triggers’ pré-programados pelos estúdios, bem como um sistema de feedback háptico que vai finalmente substituir o velhinho motor de vibração.

Consegue imaginar jogar um jogo de corridas de carros e sentir o asfalto?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].