Os torneios de games de luta, como Street Fighter e Mortal Kombat, são marcados por rivalidades fortes entre os jogadores. Alguns casos, no entanto, ultrapassam o limite da competição saudável. Alguns campeonatos foram marcados por trocas de ofensas e até agressões físicas entre os players. Relembre, a seguir, alguns exemplos de rivalidades polêmicas nos jogos de luta que foram marcadas por provocações e discussões entre os atletas.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

K-Brad x Wolfkrone (Street Fighter)

Os norte-americanos Kenneth "K-Brad" Bradley e Joshua "Wolfkrone" Philpot foram protagonistas de uma das rivalidades mais polêmicas no cenário de Street Fighter. Antigamente, em Street Fighter IV, os dois jogadores eram conhecidos como parceiros de treino e evoluíam juntos para competições futuras. Porém, por razões pessoais, os dois romperam a relação de amizade e acabaram se tornando grandes rivais em torneios. Os ex-amigos chegaram, inclusive, a brigar fisicamente em torneios.

A dupla chegou a ser entrevistada ao mesmo tempo durante a ELEAGUE Street Fighter V Invitational 2017, o que gerou até memes por conta da falta de segurança no local para separar uma possível briga. K-Brad explicou que considerava Wolfkrone um grande jogador, mas o detestava como pessoa. A resposta de Wolfkrone foi curta e direta. "Quem liga?", disparou.

Outros dois encontros marcaram essa rivalidade, antes de Wolfkrone optar por dar uma pausa em sua carreira. O primeiro foi no Frosty Faustings em 2017, quando Wolfkrone eliminou K-Brad do torneio e fez um movimento com as mãos como se estivesse exigindo que ele fosse embora. Por último, no Final Round XX, que ocorreu no mesmo ano, K-Brad derrotou seu desafeto e, após a partida, se levantou e provocou o adversário, conforme mostra o vídeo abaixo.

Viscant x LowTierGod (Street Fighter)

Enquanto Jay "Viscant" Snyder ficou conhecido por ter sido campeão da Evolution Championship Series (EVO) 2011 de Marvel Vs Capcom 3, Dalauan "LowTierGod" Sparrow não adquiriu fama pela suas habilidades nos jogos de luta, mas sim por sua toxicidade. O jogador é famoso por sempre dar desculpas pelas suas derrotas e por desferir ataques de fúria contra outros players. Em um dos seus surtos, em 2014, ele provocou Viscant após partidas online de Ultra Street Fighter IV, o que resultou em uma série de trocas de ofensas no Twitter.

A rivalidade foi levada até um torneio semanal, localizado no sul da Califórnia, Estados Unidos, o chamado Wednesday Night Fights. No campeonato, os dois ficaram cara a cara e voltaram a se ofender com palavras de baixo calão. Tudo foi resolvido após uma First to 10 (FT10), uma série em que o jogador que vencer dez partidas primeiro será o vitorioso. Mesmo ambos não jogando em nível profissional no game em específico, a rivalidade e histórico dos players chamaram a atenção da comunidade.

Perfect Legend x SonicFox (Mortal Kombat X)

Um duelo de peso para a comunidade de Mortal Kombat aconteceu em agosto de 2015, durante o Summer Jam 9. O veterano Carl "Perfect Legend" White e a jovem sensação Dominique "SonicFox" Maclean são conhecidos por estarem entre os maiores campeões da história da EVO. Na época, Perfect Legend alegava que as vitórias de SonicFox em torneios de Mortal Kombat X só aconteceram por conta dos buffs recebidos pela personagem Kitana e a falta de conhecimento da comunidade em geral em jogar contra ela. Para provar seu ponto, ele desafiou SonicFox a jogar uma First to 10 no Summer Jam 9.

Apesar de confiante, Perfect Legend viveu uma noite para ser esquecida no evento. O confronto foi um desastre para o joga

... dor, que foi dominado pela Kitana de SonicFox e derrotado por um humilhante 10-0. Para piorar ainda mais sua situação, Perfect Legend pegou o microfone e lembrou para a plateia que ele havia dito que venceria o Erron Black de SonicFox, não sua Kitana. Ao ouvir a declaração, o organizador do torneio, Eric “Big E” Small, apareceu, tomou o microfone das mãos de Perfect Legend e exigiu que uma série melhor de cinco partidas (MD5) contra o Erron Black de SonicFox acontecesse naquele momento. Como resultado, o placar, que estava 10-0, se transformou em 13-0, finalizando um dos maiores stomps já visto no competitivo de jogos de luta.

Mesmo após o ocorrido, Perfect Legend não esqueceu de suas teorias e seguiu alegando que o sucesso de SonicFox era justificado pelo uso de personagens considerados fortes demais ou "quebrados" pela comunidade. SonicFox não o ignorou e chegou a mandar indiretas e respondê-lo com ironias em seu Twitter, tornando a rivalidade ainda mais longa.

Leffen x Chillin (Super Smash Bros. Melee)

O sueco Willian "Leffen" Hjelte é um dos melhores jogador do mundo de Super Smash Bros. Melee e é considerado uma espécie de vilão na comunidade, muito por conta de suas atitudes ao provocar seus adversários. Em 2015, ele não se conteve em provocar apenas um jogador e atacou uma organização inteira no seu Twitter. Em sua concepção, a Team Liquid havia feito escolhas terríveis de jogadores de Super Smash Bros para patrocinar. Entre esses jogadores, estavam nomes como Juan "Hungrybox" DeBiedma, Ken "Ken" Hoang e Kashan "Chillin" Khan.

Aquele que acabou respondendo Leffen no Twitter foi o norte-americano Chillin, um veterano que já esteve entre as grandes referências do game no início dos anos 2000. O jogador respondeu utilizando os resultados da EVO 2014, onde ele havia ficado com a nona colocação, empatado com Leffen, e Hungrybox havia conquistado o vice-campeonato. Após Leffen rebater, afirmando que Chillin era um jogador insignificante, ele foi desafiado para uma First to 5, que aconteceria durante um torneio chamado Apex 2015, nos Estados Unidos.

O desafio rendeu uma grande mobilização da comunidade de Smash no Apex. Principalmente após Chillin fazer um rap tendo como enredo o desafio feito para Leffen, o que alavancou ainda mais a rivalidade. O confronto, no entanto, não foi o esperado pelos espectadores e também pelo próprio Chillin. No duelo de Fox contra Fox, Leffen não dominou por completo a série, chegando a ficar próximo da derrota em pelo menos dois sets, mas, no final, conseguiu aplicar um sonoro 5-0, placar que ele havia previsto em uma de suas entrevistas. Essa série é lembrada até os dias de hoje e também gerou diversos memes na comunidade.

Qual o seu game de luta preferido? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo