O Mac Pro 2019 teve seu preço oficial revelado no Brasil na última terça (10) e a AMD aproveitou para anunciar que o computador poderoso da marca da maçã chega equipado com a placa de vídeo Radeon Pro W5700X. De acordo com a empresa, a GPU possui especificações poderosas e promete alto desempenho, especialmente para executar programas de edição de imagens. Além disso, o componente deve aumentar o desempenho da máquina, que pode trabalhar inclusive com imagens em resolução 8K. Vale lembrar que o usuário que optar pela compra do novo Mac Pro terá que desembolsar R$ 55.999.

A Radeon Pro W5700X é uma entre as quatro opções de placas gráficas que a Apple disponibiliza na montagem do novo Mac Pro. Além do modelo top de linha, também é possível comprar o desktop com as Radeon Pro 580X, Vega II e Vega II Duo. Confira a seguir mais detalhes sobre a nova GPU premium da AMD.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ficha técnica Radeon Pro W5700X

  • Lançamento: Dezembro de 2019
  • Arquitetura: 7 nm RDNA
  • Preço oficial: não informado
  • Unidades computacionais: 40
  • Processadores de fluxo: 2560
  • Tipo de memória: GDDR6
  • Tamanho máximo de memória: 16 GB
  • Velocidade na transferência de dados: 448 GB/s
  • Capacidade de processamento: 9,5 teraflops
  • Consumo: 240 Watts RMS

Arquitetura

A parceria entre a AMD e a Apple promete desenvolver um desempenho nunca visto antes nos computadores da maçã. De acordo com o anúncio da AMD, a nova Radeon Pro W5700X foi desenvolvida com a nova arquitetura AMD RDNA de 7 nm, que, diferente das demais placas existentes no mercado, tem como principal objetivo aumentar o desempenho, com o menor gasto energético possível.

Dessa forma, os riscos de um superaquecimento na placa e nos outros dispositivos presentes no Mac Pro são extremamente baixos. Além disso, com a arquitetura, o gasto com energia elétrica deve ser menor.

Especificações e desempenho

A Apple disponibiliza dois slots para placa gráfica em seu novo Mac Pro. Esta disponibilidade pode duplicar o desempenho do PC, caso o usuário decida equipar seu supercomputador com duas Radeon Pro W5700X. A GPU, individualmente, conta com 40 unidades computacionais e a AMD promete agilidade de até 9,5 teraflops no processamento de dados com até 2560 processadores.

A Radeon Pro W5700X ainda possui 16 GB de memória GDDR6 com velocidades de até 448 GB/s na transferência de dados e arquivos. Desempenho surreal, se comparado com as placas de vídeo mais tradicionais do mercado.

Tipos de uso

A inclusão dessa GPU nas especificações do Mac Pro permite que o usuário desenvolva uma estação de trabalho com inúmeros monitores. De acordo com o site da Apple, com a Radeon Pro W5700X, o usuário vai poder conectar até seis monitores com resolução 4K, três monitores 5K ou três monitores Pro Display XDR, dispositivo também lançado pela Apple, que conta com 32 polegadas e resolução em 6K.

Além disso, devido ao alto desempenho prometido, quem optar pela Radeon Pro W5700X, deve ter facilidade em editar e produzir conteúdo audiovisual em 8K. O desenvolvimento de jogos também é possível com a placa gráfica da AMD.

Mudanças

É importante analisar as mudanças na GPU do Mac Pro de 2013 para o de 2019, para entender a evolução do supercomputador. No versão anterior da Apple, o dispositivo vinha acompanhado de uma AMD Fire Pro (D500 ou D700) que poderia oferecer até 3,5 teraflops de potência e 2048 processadores. Esse número cresceu significativamente no novo Mac Pro.

Outro ponto importante �

... � que a GPU antiga possuía apenas 6 GB de memória GDDR5 e oferecia velocidades na transferência de dados que se limitava em 264 GB/s. Como citado anteriormente, no Mac Pro 2019 esse número saltou para 16 GB de memória e a velocidade atual chega a 448 GB/s na transferência de arquivos.

Preço e disponibilidade

A AMD ainda não revelou possíveis valores para a aquisição da GPU individualmente. O que se sabe até então é que ela pode ser encontrada ao comprar o Mac Pro 2019, dispositivo que já teve seu preço no Brasil revelado esta semana. O usuário que decidir comprar o supercomputador da Apple terá que desembolsar R$ 55.999.

Qual comprar: Macbook Air ou MacBook Pro? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo