A mensagem “From Facebook” começou a aparecer no WhatsApp nas últimas atualizações do app. A mudança começou em agosto, quando o nome do WhatsApp Beta na Play Store e na App Store virou "WhatsApp do Facebook", mas usuários notaram a novidade na versão estável do aplicativo na última semana, segundo aumento de buscas pelo termo no Google Trends, serviço de monitoramento de buscas do Google. O objetivo do Facebook é deixar claro para o usuário quais produtos a empresa possui adicionando "do Facebook" ao nome de aplicativos.

O Facebook comprou o WhatsApp em 2014 e o Instagram em 2012, e agora exibe a marca em ambos os aplicativos de acordo com a nova política de empresa. O significado de “from”, em tradução do inglês, é “do”, e indica a origem de algo. Nesse caso, “WhatsApp from Facebook” significa literalmente “WhatsApp do Facebook”. A mudança confundiu usuários com a palavra estrangeira, segundo comentários no Twitter. O Google Trends registrou aumento repentino de pesquisas como "from tradução" e "WhatsApp comprou Facebook?" na última semana.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Por que aparece “From Facebook” no WhatsApp?

A nova marca do Facebook foi elaborada para distinguir a rede social da empresa em si, que é dona de diversos serviços – e, entre eles, do WhatsApp e do Instagram. Em comunicado à imprensa, a companhia de Mark Zuckerberg defendeu a adoção de letras maiúsculas e espaçadas para “claridade”.

Desde agosto "do Facebook" aparecia no nome dos apps na Apple Store e Play Store, mas só agora a mudança ficou em destaque dentro dos aplicativos tanto para iPhone (iOS) quanto para celulares Android.

No Instagram, por exemplo, o crédito aparece apenas na página de configurações do app. A previsão é que a marca seja atualizada para versão colorida em caixa alta em breve. O Facebook espera adicionar a nova logo nas próximas semanas, segundo anúncio em novembro.

O aviso “From Facebook” no WhatsApp aparece na tela inicial do mensageiro, e na página de ajustes de conta. A versão beta do mensageiro exibia a marca desde início de novembro, com a atualização de número 2.19.331.

Aumento de buscas

A mudança não passou despercebida pelos usuários: buscas no Google por "WhatsApp from Facebook" sofreram aumento repentino de interesse na última semana. Entre os termos relacionados estão "Facebook comprou WhatsApp?" e "O que quer dizer 'From Facebook' no WhatsApp?".

A palavra estrangeira deixou os usuários confusos, que também fizeram perguntas como

... "tradução from" e "definição from" no Google.

Confusão nas redes

No Twitter, alguns usuários ficaram confusos com a mudança, enquanto outros indicavam não saber que o WhatsApp é do Facebook há mais de cinco anos.

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo