O Word permite fazer sumários automáticos em documentos. Com o recurso, o número da página e título dos capítulos são inseridos e podem ser atualizados automaticamente após qualquer alteração no corpo do texto. A função é útil especialmente para quem está fazendo trabalhos acadêmicos, como artigos e TCCs.

No tutorial a seguir, confira como adicionar sumário no Word e formatar nas normas da ABNT. O procedimento foi realizado na versão mais recente do Office 2016, mas as dicas também valem para usuários de edições anteriores do programa da Microsoft.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como inserir sumário

Passo 1. Selecione o título dos capítulos e aplique o estilo "Título 1", na aba "Página inicial". Faça o mesmo com os subtítulos, se houver;

Passo 2. Após configurar todos os títulos e subtítulos do seu trabalho, posicione o cursor de texto no local desejado para o sumário. Feito isso, acesse a aba "Referências", selecione "Sumário" e adicione um sumário automático.

Como formatar

Passo 1. Segundo as normas da ABNT, o título do sumário deve ser em caixa alta, centralizado, em negrito e ter fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 14, com espaçamento entre linhas de 1,5. Para realizar a formatação, basta selecionar a palavra "Sumário" e pressionar os botões indicados na imagem;

Passo 2. Já o conteúdo do sumário deve estar em fonte Arial tamanho 12 com espaçamento entre linhas de 1,5. As demais formatações são importadas automaticamente dos títulos do seu trabalho. Por isso, ele deve estar formatado nas normas da ABNT.

Como atualizar o sumário

Passo 1. Posteriormente, caso tenha adicionado um novo tópico ao seu trabalho ou alterado algum título, basta assinalar a opção "Atualizar Sumário...", na aba "Referências";

Passo 2. Selecione se deseja apenas atualizar apenas o núme

... ro das páginas ou todo o índice, que inclui novas entradas, atualização dos títulos existentes e número da página. Por fim, pressione "OK".

Pronto! Aproveite as dicas para inserir sumários automaticamente em seus trabalhos acadêmicos.

Como recuperar arquivos apagados do PC? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo