A Asus anunciou sua nova placa de rede PCE-AX3000 com suporte ao Wi-Fi 6, padrão mais recente da conexão sem fio que promete ser até 40% mais veloz em relação à geração anterior. O componente é voltado para desktops equipados com processadores Intel e permite ainda o pareamento com outros dispositivos por meio de Bluetooth 5.0. O produto está à venda nos Estados Unidos por US$ 69, aproximadamente R$ 290 em conversão direta.

Além de mais velocidade, a nova versão do Wi-Fi oferece tecnologias de controle de tráfego e otimizações que prometem aproveitar melhor a conexão. Vale ressaltar que a geração mais recente do Wi-Fi ganhou certificação em setembro deste ano, e já começa a aparecer em novos produtos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A necessidade de investir em uma placa de rede para conectar ao Wi-Fi é comum em desktops, já que modelos de placa-mãe sem conectividade sem fio são comuns no mercado. A PCE-AX3000 da Asus supre essa lacuna para quem precisa de um componente do tipo, mas também é uma alternativa interessante para quem pretende realizar um upgrade com a nova geração. Mas, para isso, é importante ter em mente que o Wi-Fi 6 exite um roteador também compatível. Se não for o caso, a placa vai operar abaixo de suas capacidades.

Para quem for conectar o PC a uma rede que já conta com o padrão mais recente, há a promessa de que o acessório ofereça velocidades de até 2,4 Gb/s de velocidade de conexão. Com a certificação garantida pela WI-FI Alliance, dispositivos já equipados com o recurso já devem trazer o selo de compatibilidade com a tecnologia.

Além da necessidade de um sistema construído em torno de uma plataforma da Intel, a placa também depende da oferta de interface PCIe disponível. O produto da Asus é compatível com Windows 10 e também com sistemas Linux.

No momento, o produto se encontra em fase de pré-venda no mercado dos Estados Unidos, com entregas previstas para começ

... ar em 29 de novembro. Por enquanto, ainda não há informações a respeito da chegada da placa no mercado brasileiro.

Como corrigir problemas no Wi-Fi? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo