A Adobe anunciou o aplicativo Photoshop Camera, nesta segunda-feira (4), com o objetivo de reinventar a forma como as imagens são editadas nos celulares. O app, que funciona a partir da plataforma de inteligência artificial da Adobe, chamada Adobe Sensei, oferece recursos do Photoshop durante o momento de captura da foto. Filtros podem ser aplicados em imagens da galeria e também diretamente na câmera do smartphone, em tempo real.

O Adobe Photoshop Camera busca simplificar o processo de edição de fotos, que é mais complexo em programas como Photoshop e Lightroom, por exemplo. Para isso, a ferramenta é capaz de reconhecer elementos na fotografia e sugerir ajustes. O software está disponível como uma amostra para poucos usuários de Android e iPhone (iOS), mas a previsão de lançamento para o público geral é em 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Com o aplicativo, o usuário pode tirar, editar e compartilhar fotos usando os recursos do Photoshop diretamente na tela do smartphone. A parte técnica fica nas mãos da IA Adobe Sensei, que é capaz de identificar automaticamente o que a pessoa está tentando fotografar, além de aplicar as alterações necessárias no momento da captura da imagem, seja retrato, paisagem, selfie ou fotos de comida.

A IA também consegue entender o conteúdo técnico da foto, como tonalidade, alcance dinâmico e regiões do rosto, por exemplo. A partir disso, o Adobe Photoshop Camera aplica ajustes complexos automaticamente.

Outro recurso disponível é um feed de lentes no estilo Instagram Stories, inclusive com filtros criados por artistas e influenciadores conhecidos, como Billie Eilish. Assim como ocorre nos Stories, os usuários têm a opção de criar suas próprias lentes e compartilhá-las com outras pessoas.

Vale ressaltar, no entanto, que nem todas as funções são automáticas. Está disponível uma seção de configurações em que o usuário pode ajustar detalhes, como sombras e exposição, manualmente. Para se inscrever e ter acesso à versão de testes do novo app, basta acessar o formulário no site oficial da Adobe.

Outras novidades da Adobe

A Adobe também apresentou uma versão do Illustrator para iPad, assim como já havia feito com o Photoshop. No entanto, ainda não existem muitas informações sobre o novo programa – o anúncio informa apenas que o desenvolvimento está nos estágios iniciais.

A empresa divulgou ainda o Adobe Aero, um app gr

... atuito de realidade aumentada para usuários com dispositivos iOS. Com ele, é possível criar experiências de realidade aumentada sem que seja necessário ter conhecimento de programação. O Adobe Aero permite importar arquivos em 2D, de programas como Photoshop e Illustrator, e 3D, do Dimension, para criar experiências interativas.

Photoshop ou Lightroom; quando usar um ou outro? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo