Atualização 19/10/2019 -> Samsung já veio a público explicar a situação com o seguinte comunicado:

“O problema envolve sensores de impressão digital ultrassónicos que desbloqueiam aparelhos depois de reconhecerem padrões tridimensionais em certas películas de silicone, como impressões digitais do utilizador.

Por isso, para evitar mais problemas, aconselhamos que os utilizadores do Galaxy Note 10/10+ e S10/S10+/S10 5G removam a película, apaguem todas as impressões gravadas e recomecem o processo de registo de novas impressões.

Uma atualização de software deverá ser lançada já na próxima semana. Portanto, assim que a atualização for lançada, volte a fazer scan à sua impressão digital, assegurando que regista a totalidade do dedo.

Obrigado pela sua paciência enquanto nós continuamos a melhorar a experiência dos nossos produtos e serviços.”


Artigo Original -> Como deve saber, o Galaxy S10 trouxe consigo uma tecnologia de autenticação biométrica bastante interessante! O sensor de impressão digital ultra-sónico, que promete ser mais seguro mas também muito rápido do que a solução rival ótica.

No entanto, dito tudo isto, vários foram os relatos antes do lançamento do aparelho a afirmar que o novo sensor não iria ser capaz de funcionar com as tradicionais películas de vidro temperado que tanto sucesso fazem no mercado. O que acabou por ser mais ou menos verdade, afinal de contas, apenas as películas certificadas pela Samsung podem ser utilizadas nos smartphones Galaxy S10 e Note 10.



Contudo, ninguém esperaria que o uso de uma película ‘não certificada’ no Galaxy S10 resultasse numa falha de segurança crítica!

Portanto, os produtos não certificados pela Samsung, não fazem com que o sensor de impressão digital deixe de reconhecer o dedo do utilizador… Pelos vistos, fazem com que qualquer dedo seja reconhecido! Em suma, qualquer impressão digital pode desbloquear um Galaxy S10, se utilizar uma película não certificada.

Entretanto, a Samsung já veio a público dizer que sabe o que se passa, e que está a trabalhar numa atualização de software para resolver o problema.

O banco Sul Coreano KaKaoBank até já disse aos seus clientes para deixarem de utilizar o sensor para entrar nos seus serviços, até que o problema seja resolvido. Afinal de contas, sem protecção, qualquer pessoa pode entrar nas contas dos utilizadores para fazer o que bem entenderem.

Em suma, o sensor ‘inovador’ do Galaxy S10 está a dar problemas de autenticação. Contudo, a Samsung já está em cima do acontecimento! Se por acaso usa a película original, ou alguma coisa certificada pela empresa, pode estar descansado. Caso contrário, talvez seja boa ideia retirar o que comprou do ecrã do seu smartphone.


O Samsung Galaxy S10 tem uma falha de segurança assustadora – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte