A Garmin apresentou um novo GPS que possui muito mais funções do que a tradicional navegação via satélite. O Garmin NüviCam conta com uma câmera, que direcionada para a pista, captura informações que são processadas pelo aparelho para facilitar a vida do motorista. Riscos de acidentes, velocidade, tráfego e muito mais são avaliados em tempo real pelo dispositivo.

Conheça opções de GPS ‘baratinhas’: Garmin, Tomtom, Aquarius e mais

Novo GPS usa câmera que ajuda o motorista a dirigir com mais informações e segurança (Foto: Divulgação/Garmin)

Entre as principais funções do Garmin NüviCam está o monitoramento do comportamento do veículo. Se a câmera perceber que o carro está se desviando da pista, indicando, por exemplo, que o motorista pode ter caído no sono, avisos sonoros e visuais são emitidos. Com a ajuda da câmera, o condutor pode ter um controle bastante preciso da distância em relação ao carro da frente. Caso se aproxime, ou se afaste, demais, o GPS emite sinais visuais e auditivos de alerta.

Câmera está constantemente gravando imagens do percurso (Foto: Divulgação/Garmin)

Outra função interessante são as informações de tráfego: assim que o carro atinge 65 km/h, o GPS sincroniza os dados pela Internet para saber se naquele trecho de rodovia há engarrafamentos em qualquer um dos sentidos.

Em termos de navegação convencional, o novo GPS aposta em orientações mais completas. Em vez de “vire à direita a 300 metros”, o aparelho procura relacionar as orientações de direção com pontos de referência, dando comandos mais precisos: “vire a direita no teatro”, por exemplo.

Qual o melhor GPS para Android que não precisa de 3G para rodar? Opine no Fórum do TechTudo.

Sistema de navegação do
... NüviCam fornece orientações mais detalhadas e precisas (Foto: Divulgação/Garmin)

É possível instalar uma webcam na parte traseira do veículo e sincroniza-la com o GPS. A ideia é que isso facilite a vida na hora de manobrar em estacionamentos, alertando a presença de obstáculos e pedestres. O Garmin NüviCam chega ao mercado brasileiro em junho deste ano e o preço sugerido é de R$1899. Será possível encontrá-lo na loja online da Garmin e nos revendedores da empresa.

Via Digital Trends e Garmin



>>> Veja o artigo completo no TechTudo