O TechTudo vai promover uma premiação para eleger os melhores jogos, celulares, apps e eletrônicos que se destacaram em 2019. A categoria de jogos foi dividida em: jogo do ano, melhor empresa de jogos e melhor jogo online para celulares. O prêmio Melhores do Ano TechTudo 2019 acontece em dezembro, e a avaliação será realizada por um grupo de especialistas em videogames, que terão como base alguns critérios específicos para cada categoria.

Os jogos online para celulares se tornaram febre entre os gamers brasileiros nos últimos anos. Eles estão entre os apps mais baixados nos celulares Android e iPhone (iOS), e alguns somam mais de 100 milhões de downloads. No entanto, ao contrário da categoria “Jogo do Ano”, que selecionará o melhor lançamento de 2019, o prêmio de melhor jogo online para celulares vai considerar os games que se destacaram no ano, já que eles recebem atualizações constantes com conteúdos inéditos. Os critérios para a seleção dos melhores jogo mobile serão:

  1. Feedback dos usuários brasileiros
    A opinião dos usuários na Google Play Store e App Store será levada em conta na hora de decidir o melhor jogo mobile. O que vale é a nota geral do game nas lojas de aplicativos e comentários do público.
  2. Número de downloads no Brasil
    A popularidade de um jogo para celular pode ser medida pelo número de vezes que foi baixado nas lojas de aplicativos.
  3. Acessibilidade
    Os jogos mobile precisam ser acessíveis. O critério leva em conta questões como gratuidade para baixar, requisitos mínimos, plataformas disponíveis e tamanho que ocupa no armazenamento do aparelho.
  4. Atualizações
    O critério de atualizações busca analisar o quanto a desenvolvedora se preocupa em adicionar conteúdos inéditos e corrigir bugs nos jogos.
  5. Modos de jogo
    Games com diversos modos de jogo podem atrair usuários com gostos diferentes. O jogo tem quantos modos disponíveis? Eles são divertidos?
  6. Jogabilidade e diversão
    Acima de tudo, um jogo precisa ser divertido e ter uma jogabilidade funcional, independente do gênero ou estilo.

Finalistas

Os cinco finalistas da categoria de melhor jogo online para celulares são:

  1. Free Fire
    Free Fire Battlegrounds é um dos representantes do gênero Battle Royale. O jogo foi lançado em dezembro de 2017, mas segue até hoje como o jogo mais baixado no Brasil. O game mobile da Garena tem um cenário competitivo forte com premiações milionárias.
  2. PUBG Mobile
    PUBG Mobile, versão para celulares do Battle Royale PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), é outro sucesso do gênero que está disponível nos smartphones. O game traz uma experiência parecida com a dos PCs e consoles com controles adaptados para a tela de toque dos smartphones.
  3. Brawl Stars
    Brawl Stars é o lançamento mais recente da Supercell, que também é responsável por outros sucessos como Clash Royale e Clash of Clans. O jogo de ação traz partidas rápidas em modos multiplayer onde os jogadores devem batalhar por gemas em diversas arenas.
  4. Call of Duty Mobile
    Call of Duty Mobile é o lançamento mais recente entre os finalistas, mas já ocupa um lugar entre os jogos mais baixados para celular. Além dos modos clássicos da série que é famosa nos PCs e consoles, CoD Mobile também tem um modo Battle Royale e, futuramente, ganhará um modo zumbi.
  5. Mobile Legends: Bang Bang
    Mobile Legends é o representante do gênero MOBA para celulares. Assim como e
... m League of Legends (LoL) e DotA 2, nele o objetivo é invadir a base inimiga em um time com outros quatro jogadores e destruir a construção principal. O game conta com mais 100 heróis para usar.

Avaliadores

O Melhores do Ano TechTudo 2019 vai contar com um time seleto de profissionais e especialistas em jogos, que vão escolher os destaques nas mais variadas categorias. Os avaliadores de melhor jogo online para celulares serão:

  • Bruno Micalli
    Produtor de conteúdo especializado em jogos.
  • Gustavo Petró
    Editor-chefe no IGN Brasil.
  • Carol Costa
    Editora assistente no IGN Brasil.
  • Bruna Penilhas
    Editora assistente no IGN Brasil.
  • Bárbara Gutierez
    Editora-chefe no Versus.
  • Priscila Ganiko
    Editora no Nerd Bunker.
  • Rodrigo Guerra
    Editor de Esports na ESPN Brasil.
  • Eric Teixeira
    CEO do Mais Esports.
  • Victor Hugo Porto
    Redator do Mais Esports.
  • Henrique Sampaio
    Editor no Overloadr.
  • Júlia Garcia
    Repórter e produtora de eSports na Globo e SporTV.
  • Matheus Tibúrcio
    Repórter e produtor de eSports na Globo e SporTV.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo