Assistir à Netflix em 4K é uma opção para quem gosta de aproveitar a qualidade máxima de filmes e séries. O serviço de streaming começou a oferecer conteúdo em 4K em 2014 e, atualmente, já conta com um acervo considerável de filmes e séries nessa definição. Sucessos como Stranger Things, Breaking Bad e Dark são alguns dos conteúdos disponíveis em resolução máxima – a empresa não divulga a quantidade de títulos nesse formato presentes no catálogo brasileiro.

Além de ter uma TV ou computador compatível com exibição em Ultra HD, o usuário precisa assinar um plano especial para ter acesso ao acervo em mais alta qualidade. Trata-se da assinatura Premium, que custa R$ 45,90 por mês e libera também streaming simultâneo em até quatro telas. Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber antes de assistir a filmes em 4K na plataforma.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Verificar a velocidade da Internet

A reprodução em 4K requer alta taxa de transferência de dados e, por isso, só funciona em conexão à Internet rápida e estável. A Netflix recomenda velocidade de pelo menos 25 megabits por segundo (25 Mega) para assistir a um vídeo em Ultra HD sem travar.

Como se trata de um limite mínimo, é importante ter um plano superior junto à operadora para garantir que não haja interrupção no meio do streaming. Vale lembrar que a Anatel obriga a prestadoras a manutenção da média de apenas 80% da velocidade contratada pelo cliente. Já medições pontuais podem chegar ao piso de 40% do contratado.

Como encontrar filmes em 4K

Basta digitar “4K” ou “Ultra HD” no campo de busca da Netflix para exibir conteúdo nesse formato. Segundo a empresa, os títulos aparecem apenas para usuários do plano Premium em aparelhos compatíveis com a resolução. Ao navegar pelo acervo do serviço, é possível também identificar filmes e séries compatíveis procurando o selo “Ultra HD” ao lado título. A Netflix alerta que, nem todos os episódios de uma série compatível estarão disponíveis na resolução máxima.

Como ter certeza de que a reprodução está em 4K

Ao contrário do YouTube, o player do Netflix não mostra claramente quando um vídeo está sendo reproduzido em 4K e não permite selecionar a resolução manualmente. Segundo a empresa, a única maneira de ter certeza de que o streaming em alta qualidade está em ação é se certificando de que as opções “Automático” ou “Alta” estão ativos no menu "Configurações de reprodução" nos ajustes da conta.

TV deve ter HEVC e outros requisitos

Nem todas as TVs 4K são compatíveis com o conteúdo da Netflix nessa resolução. Além da definição da tela, o aparelho precisa ser compatível com o decodificador HEVC. Se o aplicativo do serviço não estiver na própria TV, ela precisa também ter conectores HDMI 2.0 ou HDCP 2.2 para receber o sinal com alta taxa de transferência.

O suporte ao formato varia conforme o modelo, a marca e o ano de fabricação do televisor: TVs 4K da LG, Samsung e Sony produzidas a partir de 2014, por exemplo, costumam estar entre os modelos compatíveis.

PC precisa rodar Windows 10

É possível assistir à Netflix em 4K também no computador, desde que ele rode Windows 10. Não é possível fazer streaming na mais alta qualidade usando um PC com Windows 7, por exemplo, muito menos com Linux ou em um Mac. Além disso, é pré-requisito utilizar a versão web no Microsoft Edge ou o aplicativo oficial disponível na Microsoft Store. Em alguns casos, é possível também que o usuário tenha que baixar o d

... ecodificador HEVC manualmente na loja do sistema, além de ajustar a resolução do monitor 4K para garantir que ele está reproduzindo com capacidade máxima.

Internet a cabo é mais adequada

Seja na TV ou no computador, o streaming em 4K fica mais estável ao utilizar conexão à Internet via cabo. Mesmo que o aparelho esteja conectado ao Wi-Fi, é importante obter um cabo Ethernet e conectar antes de começar a assistir para garantir que não haja travamentos no meio de uma maratona. É importante, portanto, que o computador ou a TV tenham porta para banda-larga com acesso físico.

É possível usar o celular para transmitir

Celulares com tela 4K são raridade, mas qualquer smartphone pode ser usado em uma sessão de Netflix com transmissão em Ultra HD. O segredo é usar um aparelho como o Chromecast para fazer a ponte entre o telefone e uma TV compatível. Mas, é importante ter cuidado: apenas o Chromecast Ultra, que é mais caro e não é vendido oficialmente pelo Google no Brasil, suporta transmissão nessa qualidade. O dispositivo também tem entrada para Internet a cabo.

Além disso, é possível usar media centers para aproveitar o plano Premium do serviço se a TV tiver boa tela, mas o aplicativo estiver faltando. Alguns dos modelos compatíveis são a Apple TV 4K, o Fire TV Stick 4K, da Amazon, e a Mi Box, da Xiaomi.

Como usar Netflix em uma TV que não é smart? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo