Os Pinballs já foram um fenômeno nos antigos fliperamas. Ao contrários dos Arcades, onde o jogador precisa interagir com games eletrônicos, neles o objetivo é simples: evitar que a bola de metal caia entre as palhetas centrais, nas quais são controladas por dois botões laterais. Quase extintos no país, diversas máquinas clássicas estão expostas na Oi Gameplay Arena do Rock in Rio e viraram febre rapidamente entre o público.

Chega a ser um tanto engraçado ver gamers mais jovem, com menos de 20 anos, estranhando o funcionamento das máquinas. Acostumados a dezenas de botões e comandos touch screens, ter que controlar apenas dois botões laterais é uma novidade complexa. Mas, quando se pega a manha, dá para entender porque jogadores gastavam uma boa grana com fichas para passar horas nos pinballs.

Eles surgiram nos anos 80 e rapidamente se espalharam por fliperamas ao redor do mundo. Os pinballs se destacam por seus sons e luzes extravagantes, que combinam com a temática nas quais as máquinas se propões. Por exemplo, uma das mais populares do mundo era baseada no filme Jurassic Park, de 1993. Nela, quando a bola de metal alcançava um ponto de encontro a um T-Rex de plástico, a mesma emitia o som aterrorizante da criatura.

Na Oi Gameplay Arena os visitantes podem encont

... rar mais de 30 máquinas clássicas. Entre elas, algumas memoráveis, como a de Star Wars, do filme Twister e da personagem Elvira. Lembrando que todas elas estão à disposição do público de forma gratuita.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo