A Intel tem vindo falar muitas vezes a público acerca das suas novas arquiteturas gráficas Gen11 e Gen12. Pois bem, pelos vistos, tem razões para o fazer.

Afinal de contas, o iGPU Intel Iris Plus Graphics G7 que vamos poder encontrar no processador Core i7-1065G7 ‘Ice Lake’ consegue levar de vencida o iGPU AMD Radeon RX Vega 10 do processador Ryzen 7 2700U! Chegando até muito perto da solução dedicada da NVIDIA, a MX 250.

A Intel já ultrapassou a performance dos APUs AMD Ryzen! (Lançados no ano passado)

Portanto, o novo iGPU Intel Gen11 conseguiu ultrapassar o iGPU Radeon RX Vega 10 em 16% no benchmark 3DMark 11 e 23% no benchmark 3DMark FireStrike 1080p. Estas são as conclusões do Notebook Check, que além destes testes, ainda correu alguns jogos para chegar ao veredicto que a Intel conseguiu mesmo ultrapassar os populares APUs AMD Ryzen do ano passado.

Entretanto, a AMD já lançou um ‘refresh’ a estes produtos, mas sem quaisquer mudanças arquiteturais. Optando apenas por utilizar o mesmo iGPU com frequências um pouco mais altas.

Ainda assim, nos testes Gaming foi possível apurar que o GPU Intel foi 2% mais rápido no jogo Bioshock Infinite, 12% mais lento no Dota 2 Reborn e finalmente 8% mais rápido no XPlane 11.11.

Em suma, as máquinas testadas foram o Lenovo IdeaPad S540-14API no caso da AMD, e o Lenovo Yoga C940-14IIL no lado da Intel. Dito isto, apesar dos resultados Gaming não parecerem grande coisa, temos de ter em conta que as drivers utilizadas ainda não são as finais que poderemos encontrar no mercado.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


iGPU Intel Gen12 mostra o seu potencial num novo benchmark

Como deve saber, enquanto os processadores Intel andam a sofrer com o falhanço no processo de 10nm, e a AMD contínua a fazer a festa com o sucesso dos Ryzen 3000… A gigante dos micro-processadores andou trabalhar numa nova arquitetura gráfica que não só irá dar origem a placas gráficas dedicadas (Intel Xe). Como também irá revolucionar os iGPUs que a fabricante implementa nos seus processadores Intel Core.

Afinal de contas, a arquitetura Gen12 deverá ser a maior mudança nas tecnologias gráficas integradas da Intel em mais de uma década.



Leia o resto do artigo aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].