O Telegram ? um aplicativo mensageiro gratuito, rival do popular WhatsApp. Para fazer frente ao concorrente, o app ? incrementado com diversos recursos, sendo poss?vel criar grupos, enviar imagens para seus amigos e demais configura??es espec?ficas. Quer saber como usar o Telegram? Ent?o confira as dicas neste tutorial.

Videochamada, WhatsApp Plus e mais: lista traz boatos sobre o mensageiro

Criar uma conta

? bem simples criar uma conta no Telegram, j? que ? necess?rio apenas adicionar seu n?mero do celular, como se fosse o WhatsApp, sem precisar de login e senha. Inicie o cadastro tocando no bot?o ?Comece a conversar?, em seguida digite o n?mero com formato c?digo DDD +n?mero do celular. O exemplo ficaria: 2199999-9999, para o Rio de Janeiro.

Inicie o cadastro no Telegram adicionando seu celular (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Encontrar amigos

A primeira tela do Telegram mostra suas mensagens com os amigos. Mas antes disso ? necess?rio encontrar os amigos que j? tem instalado o app, e que podem conversar com voc?. Para isso toque no menu lateral com ?tr?s linhas?, na lateral esquerda, e acesse ?Contatos?. O app faz a sincroniza??o autom?tica com o n?mero de seus amigos.

Encontrando seus amigos no Telegram (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Iniciando uma conversa: envie imagens, emoticons e mais

Para come?ar um bate-papo com seu amigo, clique no ?cone azul com um ?l?pis?. Ser? aberta uma lista com todos seus contatos: toque naquele que desejar enviar uma mensagem. Basta digitar um recado em texto com o teclado digital e adicionar um emoticon engra?ado para dar mais express?es na conversa. Para isso toque no ?cone com uma ?carinha feliz?.

Escreva mensagens e adicione emoticons engra?ados (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Para enviar imagens, v?deos ou arquivos, toque no ?cone de clipes e selecione o item na aba que abrir. O app vai te encaminhar para a Galeria do smartphone. Toque nas imagens ou m?dias que deseja mandar e conclua em ?Enviar?. Um recurso interessante ? o envio de uma grava??o em voz: para isso pressione o bot?o de ?microfone? e fale o que desejar. Para enviar basta soltar o item.

Envie imagens, arquivos e recados em ?udio pelo mensageiro (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Criar um grupo ou chat secreto

O Telegram permite montar grupos com seus amigos para enviar mensagens para todos e at? iniciar conversas ?secretas? com determinado contato, para manter sua privacidade. Para acessar toque no menu lateral com ?tr?s linhas? e selecione o tipo de grupo ou conversa que deseja iniciar. A conversa secreta ? individual e basta tocar no icone com seu contato. No caso do grupo, voc? poder? adicionar at? 199 pessoas para trocarem mensagens. Confirme no item de ?check?, no topo direito.

Criando
... um novo grupo ou enviando uma mensagem secreta (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Silenciar e excluir conversas

O Telegram permite silenciar e excluir conversas com seus contatos. Para excluir uma conversa basta tocar no menu do topo direito, indicado por ?tr?s pontos?. Depois basta confirmar em ?Ok?. O modo para silenciar notifica??es de novos recados pode ser ativado pelo per?odo de tempo em 1 hora, 8 horas ou 2 dias. No mesmo local ? poss?vel desativas.

Silenciar ou excluir conversas com contatos (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Configura??es e colocar em portugu?s

Para acessar as configura??es mais espec?ficas do Telegram, toque no menu no topo esquerdo e selecione o item ?Configura??es?. Ser? aberta uma tela com todos os ajustes. Nele ? poss?vel acessar os modos de ?Notifica??es e Sons?. Na tela seguinte desative alertas, confirma??o do recebimento de mensagens, ativar cor de LED para alertas, notifica??o pop-up e mais. Selecione as que preferir.

Configura??es de notifica??es e sons no Telegram (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Em ?Privacidade e Seguran?a? bloqueie contatos, confirme quem pode ver o hor?rio do seu ?ltimo acesso, trocar senha, encerrar sess?es ativas e mais. Para colocar o app em portugu?s, selecione ?Idioma? e selecione a lingua que desejar.

Como restaurar as mensagens do WhatsApp??Veja no F?rum TechTudo

Configura??es de privacidade e seguran?a al?m da troca de idioma para portugu?s (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Para personalizar sua foto de perfil, role a mesma tela at? o topo e toque no ?cone de ?c?mera?. O app vai te direcionar para a Galeria de imagens: selecione a foto, corte e finalize em ?Aplicar?.

Adicionando uma imagem nova de perfil (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Pronto. Agora com essas dicas voc? vai poder aproveitar mais das fun??es do Telegram e conversar com seus amigos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo