Para aproveitar os melhores e mais recentes jogos do mercado, com os gr?ficos configurados no m?ximo, ? necess?rio ter um PC gamer bem equipado. Por?m, n?o ? exatamente f?cil montar um computador que rode com facilidade os principais games. A tarefa exige pesquisa e bastante conhecimento t?cnico para se escolher as melhores pe?as e montar um computador balanceado, sem os famigerados gargalos. Para ajudar voc?, o TechTudo preparou um compilado com os principais tutoriais que ensinam a escolher os melhores componentes para um PC Gamer.?

Notebook ou Ultrabook? Veja em qual aparelho vale mais a pena investir

Processador

Um bom processador para jogos ? ideal (Foto: Divulga??o/Intel)

Muita gente se engana pensando que o processador ? um dos componentes mais importantes de um computador voltado para jogos, mas n?o ? bem assim. Por?m, isso n?o significa que devemos negligenci?-lo. Um bom PC gamer possui um processador intermedi?rio, que conte com um bom clock, um n?mero de n?cleos satisfat?rio e uma GPU integrada que d? conta do processamento secund?rio em jogos. Mas como escolher o modelo ideal? Saber de algumas coisas, como as diferen?as entre modelos AMD e Intel e ficar atento aos aparelhos mais baratos do mercado ? importante importante! As listas a seguir tamb?m podem ajudar!

Quais os melhores processadores para rodar jogos??

Conhe?a os melhores processadores AMD para jogos dispon?veis no Brasil

Mem?ria RAM

A Mem?ria RAM se encaixa na mesma categoria do processador. Ela n?o ? um dos itens mais importantes na hora do processamento dos gr?ficos, mas ajuda no processamento secund?rio, pois quanto mais mem?ria RAM dispon?vel, mais r?pido o processador ser? alimentado com novos dados. Veja abaixo como escolher uma boa mem?ria para seu PC e como saber a quantidade ideal:

Como escolher uma boa mem?ria RAM?

Como escolher a quantidade ideal de mem?ria RAM para seu computador

Placa-m?e

Apesar de n?o ser a pe?a mais importante, ? importante ter cuidado ao escolher sua placa-m?e? (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

? importante escolher uma boa placa-m?e pois ela ser? ? base de todo o seu PC gamer. Portanto, escolha uma que ofere?a os mais avan?ados slots PCI-Express, as que possuem bons recursos em seu chipset, barramentos SATA avan?ados, tais como o Sata-600 e que permitam uma boa margem de configura??o do overclock. Leia mais dicas com estes artigos abaixo:

Como escolher uma placa-m?e?

Veja quais s?o as 5 melhores placas-m?e AM3+ dispon?veis no mercado

Placa de v?deo

A GTX Titan X ? uma das mais poderosas placas de v?deo do mercado (Foto: Divulga??o/Geforce)

Agora chegamos ao protagonista de um computador gamer: a placa de v?deo. Ser? ela a respons?vel por renderizar, processar e calcular todo o gr?fico pesado do jogo. Assim, quanto mais avan?ada e poderosa ela for, maiores as chances de seu jogo rodar na qualidade m?xima sem travar e com um bom n?mero de FPS. Veja dicas de

... como escolher uma boa placa de v?deo abaixo:

Guia de placas de v?deo: saiba como comprar a melhor para o seu PC

Quais as placas de v?deo recomendadas para os jogos da ?ltima gera??o?

Conhe?a as melhores placas de v?deo AMD para turbinar seu PC gamer

Conhe?a as melhores placas de v?deo da Nvidia dispon?veis no mercado

Aramazenamento

Um HD, ou disco r?gido, ? importante para armazenar todos os seus jogos. Por?m, apenas o tamanho n?o ? importante. Voc? precisa ficar atento ? outros dados, tais como velocidade de rota??o, interface do componente e outros par?metros. Algumas dicas simples podem ajudar nessa escolha.?

Fonte de alimenta??o

A fonte de alimenta??o ? um dos itens mais importantes de um PC gamer (Foto: Divulga??o/ATX)

A fonte de alimenta??o ?, sem sombra de d?vidas, o item mais renegado na hora de montar um PC Gamer. Por?m, ela rivaliza com a placa de v?deo na hora de definir qual o componente mais importante. Isso por que se voc? escolher uma fonte fraca, ela n?o conseguir? alimentar adequadamente as demais pe?as do computador, n?o ter? mecanismos de prote??o satisfat?rios e ainda pode danificar a sua preciosa placa de v?deo e processador, fornecendo a tens?o el?trica errada para eles. Confira abaixo algumas dicas de como escolher uma boa fonte de alimenta??o para o seu computador gamer:

Saiba como escolher uma boa fonte de alimenta??o para montar um PC gamer

Gabinete

Como escolher o gabinete certo para o seu computador? O gabinete, embora n?o exer?a nenhuma fun??o de processamento em si, deve ser bem escolhido por dois motivos. Primeiro, para acomodar bem todos os componentes do PC de forma que todos eles n?o sofram com superaquecimento. Segundo, para dar um design fant?stico ao seu computador, tornando-o tamb?m um item de decora??o na sala ou no quarto.?

Teclado e mouse

Um bom mouse pode fazer a diferen?a na hora da jogatina (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

O teclado e o mouse s?o as nossas armas virtuais, nossas ferramentas na hora da jogatina. Portanto, ? essencial escolhermos bons modelos, como por exemplo, que possuam teclas configur?veis, ajuste de peso, retroilumina??o e outros detalhes que ajudam na hora da jogatina.

PC gamer: como escolher mouse e teclado ideais para jogar?

Monitor

Escolha um bom monitor para visualizar seus jogos (Foto: Divulga??o/Asus)

O monitor tamb?m ? outra pe?a importante, pois ser? atrav?s dele que iremos visualizar todo o jogo. Assim, ? importante saber escolher um modelo com o tamanho de tela ideal para o seu caso, um que consiga mostrar resolu??es altas, que tenha uma boa taxa de atualiza??o e assim por diante. Nos artigos linkados abaixo voc? pode aprender algumas dicas importantes para escolher bem este item.

PC gamer: confira dicas para escolher o monitor ideal para seus jogos

O que ? G-Sync? Entenda tecnologia que promete fazer jogo n?o travar

Headset

O mercado oferece muitas op??es de headsets (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

Todo gamer que se preza tem um bom headset sempre ? disposi??o. Isso por que eles oferecem boa qualidade de ?udio, para se ouvir todos os detalhes sonoros dos principais jogos, entregam conforto e deixam o jogador ainda mais imerso no mundo dos games, aproveitando cada detalhe oferecido pelo t?tulo. Al?m disso, ? poss?vel manter contato por voz com a sua equipe, no caso de jogos multiplayers. Fique ligado nas dicas de?como escolher um bom headset para aproveitar seus jogos e acerte na escolha!

Dicas para montar um PC Gamer compat?vel em 2015! Participe no F?rum do TechTudo.

Esperamos que voc? aproveite cada um dos artigos publicados por n?s e, na hora de montar o seu precioso computador gamer, acerte em todas as suas escolhas. Uma excelente jogatina para voc?!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo