Não tenha pressa em deitar fora o seu Smartphone antigo! – Hoje em dia é muito fácil esquecer, que cada um de nós traz consigo um pequeno supercomputador que cabe no nosso simples bolso. Afinal de contas, são máquinas que fazem tudo o que lhe pedimos: verifica a meteorologia, faz pesquisas na internet, permite jogar centenas de jogos, reproduz ficheiros de áudio e vídeo, tira fotos e até analisa dados.

Os smartphones são ótimos! Se claro, esquecermos o facto de estarem sempre a serem lançadas novas versões.

Ainda assim, como a estagnação de mercado cada vez mais indica… Muitos de nós ainda mantêm o smartphone por alguns anos!



Mas com tantas novidades sempre a sair, é claramente tentador comprar um modelo mais rápido, mais bonito e com mais funcionalidades. Aliás, em muitos casos, é possível ganhar algum dinheiro ao entregar o seu telemóvel antigo como retoma ou ao vendê-lo em plataformas como o OLX ou o CustoJusto. No entanto, também não é raro que o seu modelo antigo fique arrumado numa gaveta a ganhar pó….

Porém, se o seu smartphone antigo ainda funciona bem, ele não está “morto”! Por isso, pode ser útil. Portanto, dito tudo isto, em baixo estão algumas coisas que pode fazer com o seu smartphone antigo.

1. Monitor para Bebé ou Câmara de segurança

Se tem um filho pequeno e um smartphone antigo, não compre um monitor para bebé! Existem muitas aplicações interessantes que podem transformar qualquer câmara de smartphone num monitor para bebé de baixo custo ou até mesmo numa câmara de segurança doméstica.

Para usar o seu telefone antigo como um monitor para bebés, monte-o a poucos metros do berço do bebé e faça download de uma aplicação como o Dormi (Android) ou o Cloud Baby Monitor (iOS). Ambas as apps emparelham o seu smartphone antigo com o novo, para que possa ver e ouvir o bebé em qualquer lugar. As funcionalidades incluem alertas quando o bebé está a chorar e a capacidade de falar com o bebé pelo telefone.

É verdade que existem alguns casos conhecidos em que hackers se conseguiram infiltrar em monitores para bebé para amedrontar os pais e exigir dinheiro em troca. Contudo, tudo isso pode ser evitado ao usar uma VPN. Para quem não sabe o que é VPN, esta sigla significa “Rede Privada Virtual” e tem como objetivo criar uma ligação segura e encriptada do seu dispositivo com a Internet.

Entretanto, se quiser transformar o seu smartphone antigo numa câmara de segurança, a aplicação gratuita Presence para Android e iOS transforma instantaneamente o seu telefone antigo numa câmara de vídeo acessível através de qualquer dispositivo emparelhado.

2. Telefone de reserva

Se o smartphone antigo ainda funcionar, considere usá-lo como um segundo telefone. Afinal de contas, um telefone de reserva pode ter várias finalidades como por exemplo:

  • Funcionar como cópia de segurança de dados;
  • Telemóvel de recurso, caso perca o smartphone novo ou este for roubado;
  • Uma escolha mais segura para levar para o campismo, para a praia ou para outros lugares onde o seu novo smartphone se possa danificar.

Para usar o smartphone antigo como segundo telefone, é conveniente assegurar-se que ele está desbloqueado ou que é da mesma rede ou que o smartphone novo. Caso contrário, não vai poder trocar o cartão de um para o outro. Também pode sempre comprar um novo cartão.

3. Comando universal

Já usou o seu smartphone como comando de TV? Se ainda não o fez e tem um smartphone antigo que já não usa, pode facilmente transformá-lo num comando universal para a sua TV, Box de TV por cabo, DVR e outros dispositivos relacionados com reprodução de áudio e vídeo.

No entanto, existem aplicações que ainda permitem ir além disso, como o AnyMote Universal Remote + WiFi Smart Home Control. Com esta aplicação pode também controlar coisas tão diversas como o ar condicionado ou até uma câmara DSLR.

4. Ajude a ciência

Desde que o seu smartphone antigo ainda ligue, provavelmente ainda vai ter um desempenho melhor que os computadores da década de noventa. Esta capacidade pode ser aproveitada e doada a projetos com utilidade pública. Atualmente, pode descarregar a aplicação BOINC (para Android), desenvolvida pela Universidade de Berkeley, e que usa os recursos do seu dispositivo antigo a favor da ciência crowdsourcing.

É também possível contribuir para o SETI@Home, um programa que visa identificar eventuais sinais alienígenas, doar o poder de computação a um projeto da IBM chamado “World Community Grid que investiga questões ligadas à saúde e sustentabilidade, entre outros. Selecione um projeto para ajudar, ligue o smartphone à Internet e ajude no desenvolvimento da Humanidade!

5. Radio e GPS do carro

É possível que seja daquelas pessoas que sempre que entra no carro pega no smartphone e o coloca no painel e depois o liga ao rádio através de Bluetooth. Assim que sair do carro, precisa de desligar tudo novamente, o que dá sempre trabalho.

Pode sempre usar o seu smartphone antigo de forma permanente no painel do carro. Assim, não terá que andar sempre a montar e a desmontar tudo de cada vez que entrar ou sair do carro.

Caso o smartphone antigo não tenha cartão SIM e consequentemente não tenha ligação à internet, não se esqueça de fazer upload de playlists e de ter mapas offline da zona onde costuma andar de carro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.