Uma das funcionalidades chave do Android 10 é a possibilidade de fazer atualizações críticas ao sistema operativo através da Play Store! Algo que curiosamente até já existe no Wear OS que dá vida aos smartwatches ‘by Google’.



É uma funcionalidade que vem diretamente do Project Mainline, de forma a permitir às OEMs lançar modificações ao nível do sistema através da própria plataforma de aplicações da Google. No fundo, uma maneira super simples e menos disruptiva de fazer atualizações, visto que não é obrigatório reiniciar o aparelho.

Contudo, esta não é a única grande novidade do Project Mainline… É que caso não saiba, também vai ser possível testar atualizações ao Android, antes de as instalar completamente!

Isto é super interessante para todos os utilizadores, visto que não só torna possível ver que modificações são e como irão afetar a máquina. Como também irá ser possível aos admins monitorizar como é que as aplicações se portam no novo software, antes de começar a modificar código.



Apesar desta funcionalidade já fazer parte do Android 10, é provável que apenas chegue em força no próximo ano, com o Android 11

Além de tudo isto, a correção de bugs vai ser agora significativamente mais rápida! Contudo, o projeto ainda se encontra em fases muito iniciais, por isso ainda deverá demorar alguns meses até que chegue ao mercado a 100%. Além disso, muita da implementação irá depender das fabricantes… Devemos ficar a saber mais quando o Android 11 estiver prestes a chegar, no próximo ano.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte