O Windows 10 teve uma nova vers?o pr?via liberada para smartphones na ?ltima sexta-feira (10). Voltado para testes, o sistema apresenta uma nova interface com mais detalhes visuais e um conjunto de aplicativos renovados. Se voc? est? na expectativa sobre o que a Microsoft est? guardando, o TechTudo traz as suas primeiras impress?es.?

Cortana pode virar Minion, Harry Potter e muito mais no Windows 10; veja

Windows 10 Preview foi liberado para novos smartphones com mudan?a na interface (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

? poss?vel migrar do Windows 7 para o Windows 10 Technical Preview? ?Descubra no F?rum TechTudo

Antes de partir para a an?lise, ? preciso destacar que o Windows 10 ainda ? um sistema muito imaturo e voltado apenas para quem deseja test?-lo. A Microsoft e o TechTudo n?o recomendam que a atualiza??o seja instalada no seu smartphone principal, tendo em vista que a plataforma ainda apresenta muitos erros.

Instala??o

O processo de instala??o da atual vers?o do Windows 10 ? um pouco diferente das vers?es pr?vias anteriores. Dessa vez, ? preciso baixar e se cadastrar no programa Windows Insider, e selecionar a op??o ?Insider Fast?, para receber a vers?o pr?via. Alguns aparelhos est?o ganhando ainda o Update 2 da vers?o 8.1 antes da instala??o da vers?o preview.

Interface

O Windows 10 traz as maiores mudan?as desde o lan?amento do sistema da Microsoft para celulares. A tela inicial, por exemplo, finalmente ganhou um papel de parede atr?s das live tiles, lembrando a tela Iniciar do Windows 8.1. J? a lista lateral de aplicativos traz no topo os apps instalados recentemente.

Windows 10 trouxe papel de parede para telefones e mais organiza??o para aplicativos (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Outra caracter?stica forte da nova plataforma ? uma unifica??o do padr?o visual com os computadores. As configura??es, por exemplo, t?m a mesma organiza??o encontrada nos computadores, o que ? muito bem-vindo. J? aplicativos como pessoas, calend?rios, e-mail e Cortana ser?o os mesmos nas duas plataformas.

A mudan?a atinge ainda toda a linguagem visual do sistema. Ao inv?s dos t?tulos grandes da vers?o 8.1, h? uma barra no topo da tela com um menu semelhante aos do Android e iOS. A Microsoft tamb?m abandonou os bot?es circulares da barra inferior e as chaves de ativa??o/desativa??o quadrada, que agora s?o arredondados.

Windows 10 (? direita) unifica as configura??es com computadores e ? mais organizado do que vers?o 8.1 (? esquerda) (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Os menus trazem fontes consideravelmente menores do que as vers?es anteriores. Por um lado, h? mais informa??es na tela. Por outro, pessoas com problemas de vis?o tendem a sofrer para utilizar a plataforma.

Aplicativos

Os aplicativos nativos do Windows 10 ganharam uma ate

... n??o especial. A maior parte agora ? universal, ou seja, o mesmo nos celulares e nos computadores. Na atual vers?o pr?via, os apps do sistema trazem uma marca??o no topo da tela indicando em que est?gio de desenvolvimento est?o: alpha, bastante ?crus? e pass?veis de muitos erros; e beta, em est?gio mais avan?ados por?m inacabados.
Aplicativo de contatos do Windows 10 traz mudan?as significativas na interface (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Contatos, por exemplo, traz o mesmo design dos PCs, com fotos redondas e fundo colorido. O app est? dividido em tr?s se??es: contatos, novidades de redes sociais e outros. A atual vers?o alpha tem problemas de sincroniza??o com contas do Google e iCloud. Al?m disso, a interface aproveita mal o espa?o na tela, com barras grandes demais e contatos pequenos.

Outlook Mail ganhou melhorias consider?veis no Windows 10 (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

O Outlook Mail, por outro lado, merece mais elogios do que cr?ticas. O novo cliente de e-mails agora unifica todas as contas do usu?rio em um s? lugar, como nos computadores, e traz o suporte a gestos para excluir ou sinalizar uma mensagem. H? ainda uma profunda integra??o com o calend?rio, que, por sua vez, est? intuitivo e mais poderoso que a vers?o atual.

Windows 10 traz um novo aplicativo de fotos capaz de se integrar ao OneDrive (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

O aplicativo de fotos tamb?m foi profundamente modificado para se unificar com o PC. Agora ele exibe na tela inicial tanto as imagens armazenadas no telefone como aquelas que est?o no OneDrive, aumentando a integra??o com o servi?o. H? ainda um pequeno editor integrado.

A vers?o para celulares do Project Spartan, por sua vez, n?o trouxe grandes novidades. O navegador faz praticamente as mesmas coisas do que o Internet Explorer, com a diferen?a de tem a barra de navega??o no topo, como o Chrome Mobile.

Project Spartan fez uma estreia pouco animadora no Windows 10 para celulares (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

O Windows 10 ganhou tamb?m novos apps para alarmes, calculadora e mensagens. Todos trazem novos recursos e re?nem diversas funcionalidades anteriormente espalhadas. Acredite se quiser, a Microsoft finalmente lan?ou um gravador de voz nativo para o sistema. Algo t?o simples, mas at? hoje ausente no Windows Phone.

Desempenho e problemas encontrados

Como se trata de uma vers?o preview, o Windows 10 ainda apresenta muitos erros de desempenho. Durante nossos testes, foi bastante frequente o fechamento inesperado dos novos aplicativos da Microsoft. Al?m disso, o Lumia 920 teve problemas para fazer capturas de tela, baixar pacotes de idiomas, habilitar a Cortana e a tela de espera (Glance Screen).

Windows 10 tem nova central de notifica??es, teclado aprimorado e gerenciador de arquivos (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

De forma geral, o sistema apresenta ainda mais lentid?o e instabilidade do que a vers?o 8.1, refor?ando o aviso da Microsoft para n?o instal?-lo no telefone principal. Pesquisando na Internet, ? poss?vel encontrar diversos relatos de erros espec?ficos para cada Lumia em que o sistema foi instalado.

Conclus?o: um longo caminho pela frente

Fazer qualquer tipo de julgamento definitivo com o Windows 10 agora ? bastante precoce e injusto. O sistema n?o foi lan?ado oficialmente e seus problemas s?o compreens?veis para uma vers?o t?cnica. A Microsoft, ali?s, incluiu o app Windows Feedback, para que usu?rios fa?am coment?rios sobre erros e deem sugest?es para melhorar a plataforma.

Olhando pelo lado bom do que foi apresentado at? aqui, ? poss?vel perceber que a companhia est? mais empenhada em refor?ar o seu sistema do que nas ?ltimas atualiza??es. A integra??o com os computadores ? uma tend?ncia que veio para ficar e que pode fazer com que o sistema se torne mais atrativo diante do Android e iOS.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo