Os primeiros processadores AMD Ryzen 3000 chegaram ao mercado em Julho, acompanhados pelas motherboards topo de gama X570, que apesar de terem uma qualidade tremenda, são também tremendamente caras… Por isso, muitos utilizadores decidiram aproveitar a retro-compatibilidade da plataforma AMD, optando pelas ‘velhinhas’ mas ainda muito decentes B450 e X470.



No entanto, as coisas estão prestes a mudar! Afinal de contas, as motherboards AMD B550 estão prestes a chegar ao mercado! Mas o que é que valem?

Portanto, não é grande novidade que as novas boards B550 nunca iriam trazer todas as novidades das mais apetrechadas X570! Ainda assim, tem de existir alguma diferença para diferenciar o novo chipset de gama média, com o antigo B450 que tanto sucesso fez… Mas como já deve ter imaginado, pode esquecer o suporte ao Standard PCIe 4.0.

Em boa verdade, não faria qualquer sentido aumentar os custos de desenvolvimento e de implementação do chipset, ao trazer o suporte ao PCIe 4.0 para a gama média. Afinal, é uma funcionalidade que é bem mais exigente no power delivery. Por isso, a funcionalidade foi cortada nas novas boards, além disso também é provável que os standards mais recentes USB também fiquem de lado.

Em suma, as AMD B550 apenas irão suportar 2 aparelhos USB 3.2 Gen2, 6 aparelhos USB 2.0, e por fim 4 + 4 conexões SATA3.



A conexão entre o chipset e o CPU ocorre através de uma interface 4x PCIe 3.0, o que por sua vez oferece menor largura de banda do que aquela que podemos encontrar nas boards premium. Ainda assim, os CPUs continuam a oferecer portas 4x PCIe 4.0, que poderão ser utilizadas para aumentar a velocidade de SSDs NVMe, mas temos de esperar para ver o que a AMD vai revelar quando a isto.

Quando à disponibilidade, estamos à espera de um lançamento em meados de Outubro.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].