Blasphemous é um novo game de ação 2D independente da produtora The Game Kitchen que segue o tradicional estilo "Metroidvania", com um grande mapa para explorar e grande inspiração na série Dark Souls. O game começou em uma campanha de financiamento coletivo, no qual obteve mais de US$ 330 mil (mais de R$ 1,3 milhão) e tem angariado boa recepção de crítica e público desde seu lançamento, no início de setembro. Blasphemous está disponível atualmente para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Invista nos contra-ataques

Uma mecânica importante de Blasphemous são seus contra-ataques. Ao apertar o botão de ombro do joystick seu personagem entra em uma posição de defesa temporariamente. Caso seja atingido durante esse momento por um ataque leve, ele irá desferir um contra-ataque. Se o ataque for forte, o personagem é jogado para trás sem receber dano. Nem todos os golpes podem ser rebatidos assim. No início, o game não insiste que o usuário faça uso dos contra-ataques, porém, vale a pena investir em dominar essa técnica para não ter problemas mais a frente, especialmente contra certos chefões.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Fique atento aos arredores

Uma vantagem em Blasphemous que não costuma haver em outros jogos do tipo é que a câmera permite que o jogador dê uma olhadinha em todas as direções com o uso do direcional analógico direito. Isso é particularmente útil para ver o que há embaixo do personagem, como inimigos, espinhos ou áreas fora do campo de visão para serem exploradas.

Deslizar pode atravessar alguns inimigos

Durante os combate o contra-ataque não é a única opção para escapar de um golpe, é possível também deslizar com o gatilho direito. Durante a animação em que o personagem desliza, ele fica temporariamente invencível e pode ignorar completamente o efeito de um golpe ou atravessar um inimigo no meio de sua animação de ataque, e golpeá-lo depois pelas costas.

Paredes falsas

Através do mapa de Blasphemous, há uma série de paredes falsas que podem ser quebradas com sua espada, porém não há qualquer indicação de que elas são quebráveis. Na prática, isso significa tentar quebrar qualquer parede que pareça suspeita para ver se surge alguma área secreta e nem mesmo o chão e o teto estão livres de ter passagens escondidas. Para jogadores que queiram explorar mais, há bem à frente no game um item que permite detectar salas onde há essas paredes.

Execute sempre que possível

Ocasionalmente durante um combate um inimigo pode ficar atordoado por conta de um golpe recebido. Isso é indicado por um brilho vermelho que pisca por todo o oponente. Ao se aproximar e pressionar Triângulo ou Y, de acordo com a plataforma, o personagem irá realizar uma execução bastante violenta. Além de ser divertido vê-la, a grande vantagem é que essa execução gera Fervor extra e mais Tears of Atonement.

Anote a localização de NPCs

Durante sua jornada o jogador pode encontrar outros personagens com os quais pode interagir e que também têm seus próprios objetivos em Blasphemous. Vale a pena anotar a localização de cada um deles no mapa, pois com certa frequência será necessário retornar até eles para completar quests que garantem boas recompensas.

Quicar nos inimigos

Ao pressionar para baixo e o botão de ataque é possível quicar nos inimigos duas vezes antes de cair no chão graças a uma técnica chamada Air Impulse. Não confunda com a We

... ight of Sin, que é uma técnica que precisa ser desbloqueada, e além de apertar para baixo é preciso segurar o botão de ataque. Usar o Air Impulse é particularmente útil ao saltar de um lugar para outro e acabar de cara com algum monstro do outro lado pois ao quicar nele pode ser possível evitar alguns golpes.

Trocar vida por Fervor

Um detalhe importante explicado apenas rapidamente no jogo é que há a possibilidade de trocar vida por Fervor, que funciona como a "magia" do jogo. Ao segurar o botão círculo ou B, de acordo com a plataforma, o protagonista sacrifica um pouco de sua energia e dinheiro em troca de ganhar mais Fervor. Isso é ainda mais útil quando estiver perto de um altar Prie Dieu no qual pode recuperar a vida sacrificada rapidamente. Há até mesmo algumas portas que se abrem com sangue.

Visite as Sanguine Fountains regularmente

Blasphemous é um jogo bem difícil e um dos poucos recursos que o jogador tem a seu favor são frascos que recuperam sua energia. Durante o game, é possível encontrar mais frascos (Empty Bile Vessel), no entanto, eles não se tornam oficialmente parte dos seus frascos usáveis para recuperar energia, a menos que o usuário passe antes em uma Sanguine Fountains. Essas fontes de sangue podem encher o frasco e torná-lo parte de sua coleção... por um preço. Visite-as sempre que tiver um frasco vazio.

Aumente seu rosário

Assim como acontece com as Sanguine Fountains há uma criatura chamada Jailed Ghost que pode aumentar a capacidade do rosário do jogador. A criatura aumentará o rosário em troca de um item chamado "Knot of Rosary Rope" e assim como no caso das fontes de sangue, não baste apenas ter o item, é preciso ir até a Jailed ghost para efetuar a troca. Ter mais slots no rosário permite equipar mais itens ao mesmo tempo que dão diversas vantagens, então visite a fantasma regularmente.

Qual é o game mais difícil que você já jogou? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo