Comprar um celular novo ? sempre a melhor op??o, embora muitas vezes o mercado de usados tamb?m ofere?a pre?os interessantes. Entretanto, nesses casos, ? preciso ter cuidado redobrado. Confira dicas para comprar smartphones usados com seguran?a e evite problemas.

Conhe?a os smartphones top de linha do mercado brasileiro em 2014

Aparelhos usados s?o uma boa op??o de compra, desde que tenham proced?ncia e estejam em boas condi??es? (Foto: Lucas Medes/TechTudo)

Exija nota fiscal, caixa e acess?rios

Sempre exija a nota fiscal na hora de comprar um smartphone usado. Mesmo que o vendedor diga que n?o possua mais a nota do aparelho, ele pode tirar uma segunda via na loja onde comprou o celular. ? algo relativamente f?cil de se fazer, caso a compra tenha sido feita em lojas online.

Al?m da nota, quanto mais elementos originais o smartphone tiver, melhor. Pergunte por caixa, fones de ouvidos originais, carregador, manuais e etc. Geralmente quem compra o celular pensando apenas em ficar com ele, sem revender, pode n?o ter mais a caixa, mas mesmo assim, pedir a nota fiscal ir? garantir a proced?ncia do aparelho.

Caso o vendedor n?o possua mais a nota fiscal, pe?a para ele tirar uma 2? Via (Foto: Reprodu??o / Dario Coutinho)

O motivo para essa precau??o ? devido ao enorme volume de smartphones roubados. Segundo a Pol?cia de S?o Paulo, cerca de 20,6% dos produtos roubados no estado s?o celulares. No Brasil, j? foram bloqueados mais de cinco milh?es de aparelhos por perda ou roubo. N?o ? necess?rio salientar que ? preciso conferir se a nota fiscal corresponde mesmo ao aparelho.

Marque a negocia??o em um local p?blico?

Com o sucesso das redes sociais, criaram-se muitos grupos e comunidades para compra e venda de diversos produtos. Caso voc? tenha visto uma oferta interessante e v? se encontrar com uma pessoa para comprar um aparelho, prefira marcar o encontro em locais p?blicos.?

Ao marcar um local, aproveite para pedir os dados pessoais do vendedor, como nome, endere?o, telefone e, se poss?vel, adicione o perfil dela nas redes sociais. Desconfie de pessoas que possuem perfil vazio, sem fotos pessoais ou que tenha sido criado h? muito pouco tempo.

Desconfie de pre?os muito baixos e celulares com ?problema no leitor de chip?

Ao encontrar uma oferta tentadora, com um pre?o muito baixo, desconfie. Pe?a mais informa??es, nota fiscal, caixa e acess?rios. Pergunte tamb?m se o aparelho est? em perfeito funcionamento e se ainda est? na garantia da f?brica. Fique atento aos pre?os nos mercados de usados. Pesquise em sites de leil?o para ver se o pre?o est? compat?vel com a realidade.

A gaveta de chip do Moto X ? removida com uma ferramenta que j? vem dentro da caixa do aparelho (Foto: Anna Kellen/TechTudo)

Evite smartphones com ?problema no leitor do chip?, principalmente se o vendedor n?o tiver nota fiscal do mesmo. Celulares bloqueados por perda ou roubo n?o aceitam chip SIM de nenhuma operadora, e ? muito raro um aparelho apresentar problemas no leitor.

Teste todas as fun??es antes de fechar o neg?cio

... Ao encontrar outra pessoa para negociar a compra de um smartphone, aproveite para testar todas as fun??es do celular ainda no local. Leve um chip SIM, compat?vel com o aparelho e fa?a uma liga??o. Fique atento ao chip, pois h? smartphones que aceitam apenas chips micro-SIM.

Teste as c?meras, veja se h? modifica??es no sistema operacional e, se poss?vel, teste o sinal de Wi-Fi. ? muito importante verificar todas as fun??es poss?veis antes de concretizar a compra.

Verifique se h? marcas de impacto?

Manter o celular intacto durante um ou dois anos pode ser relativamente simples para algumas pessoas e complicado para outras, por isso prefira aparelhos com pel?cula ou tela Gorilla Glass. Se n?o for poss?vel examinar o aparelho antes da compra, pe?a para ver fotos com a tela desligada e o aparelho contra a luz, para poder ver se a tela est? intacta. Pe?a tamb?m fotos de todos os ?ngulos.

Trincado ou amassado s?o sinais claros de queda (Foto: Reprodu??o / G1)

Marcas de amassado ou trincado significa que o celular caiu. A quest?o n?o ? apenas est?tica. Com a queda, a possibilidade de algum dano interno existe, e pode ser que o aparelho n?o resista a uma pr?xima queda, ou possa apresentar problemas com o tempo.

Quais os melhores aplicativos para Android? Comente no f?rum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo