SSD vs HDD: O mundo dos computadores está a ser completamente inundado com SSDs rápidos a um preço super apelativo. Aliás, estamos a entrar numa fase, em que até a Microsoft e a Sony estão a planear equipar as suas consolas de nova geração, com um SSD super rápido, deixando o velhinho HDD (disco rígido tradicional) na gaveta.



Ainda existe muito desenvolvimento na área dos HDD! Porquê?

Os SSDs podem ser muito melhores que os HDDs, quando falamos na velocidade de acesso à informação, na velocidade de leitura/escrita e até nos I/Os por segundo. Contudo, os HDDs ainda têm uma grande vantagem sobre os SSD… O custo por Gigabyte!

Todo o desenvolvimento que ainda está a ser feito nos HDD, está envolvido com o aumento da quantidade de dados que é possível armazenar numa dada área. Ou seja, sem estes avanços, os SSDs iriam apanhar os HDDs no custo por GB muito mais rapidamente… O que claro está, iria atirar a velhinha tecnologia para o caixote do lixo.

SSD vs HDD: Ainda assim, apesar dos HDDs ainda terem a vantagem do preço, a verdade é que o mercado parece estagnado!

As tecnologias mais interessantes no mundo dos HDD, como as drives com hélio ou os SSHD, estão presas em segmentos de mercado demasiado altos. Aliás, um HDD ‘normal’ de 2TB apenas desceu apenas 40% nos últimos 5 anos, enquanto os SSDs desceram quase 75%. O que muito provavelmente está relacionado com o fato do disco de 2TB ser o mais popular do mercado.

Portanto, enquanto houver procura, não existe necessidade de baixar o preço! Disto isto, nos próximos ~5 anos, quando os SSDs começarem a chegar a esta quantidade de espaço, a um preço simpático… É provável que os HDD desapareçam completamente do mercado normal de consumo. Ficando apenas no mercado empresarial, em que as grandes capacidades imperam, e as margens são muitos mais altas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].