Como dar uma nova vida a um portátil ou computador antigo? – Nem sempre nos podemos dar ao luxo de trocar frequentemente de computador, ou pelo menos de componentes chave. Por esse motivo, é importante conhecermos as melhores formas de expandirmos ao máximo o tempo de vida útil dos nossos fieis companheiros de trabalho/diversão.

Afinal de contas, que existe uma série de coisas que podemos fazer, que em boa verdade, não são difíceis e nem vos vão criar um buraco na carteira.



1. Troque o disco mecânico por um SSD

Portanto, uma das melhores maneiras de rejuvenescer um PC ou um Portátil antigo é a instalação de uma drive SSD. É cerca de 20x-40x mais rápida que um disco mecânico! Por isso, a velocidade a ligar, a aceder a ficheiros, etc… Irá aumentar significativamente.

Ao fim ao cabo, até o processador mais fraco do mundo, vai parecer o Usain Bolt com um SSD a trabalhar ao seu lado.

Mas temos um ponto negativo, apesar dos preços terem baixado consideravelmente, o custo por Gigabyte dos discos SSD continua um pouco mais alto, que o mesmo custo num disco rígido tradicional HDD.

Ainda assim assim, é importante ter em conta que a instalação de um SSD é das melhorias mais importantes que podemos fazer.

2. Aumente a quantidade de memória RAM

Se quer mais performance é sempre boa ideia olhar para um upgrade na memória RAM da sua máquina. Assim, se por acaso tem um computador com menos de 2GB de RAM, meter uns gigas extra não vai custar muito dinheiro e vai fazer toda a diferença. Especialmente agora, que a memória RAM está super barata.

Dito isto, se combinar esta atualização com um SSD, o seu antigo Computador ou portátil não vai parecer assim tão velho!

Mas porquê ?

  • Caso não saiba, com o passar dos anos, os programas ficam mais pesados. E por isso, até a simples tarefa de navegar na internet pode parecer um verdadeiro desafio. Portanto, com mais memória RAM é possível ter mais programas abertos ao mesmo tempo, aumentando significativamente a produtividade no dia a dia.

3. Limpe o seu computador com o CCleaner

Em boa verdade, podemos gastar o dinheiro que quisermos em memória RAM e SSDs. Que no fim do dia, se tivermos dezenas ou até mesmo centenas de programas e apps que não usamos… O investimento não vai servir de nada!

Assim, a primeira coisa que deve fazer antes de atirar o seu computador ou portátil para o lixo. Ou de gastar dinheiro em novos componentes. É ter a certeza que não tem o seu PC entupido com tralha.

Entretanto, para verificarmos o lixo existente no nosso PC, temos um excelente programa, o CCleaner. Um software gratuito, com a função de encontrar ficheiros inúteis no seu disco, incluindo ficheiros temporários, cookies, e registos não usados.

Além disto, temos também uma funcionalidade excelente, que permite identificar e corrigir alguns problemas no seu arquivo de registos, aumentando a velocidade do sistema.

Download -> aqui

4. Desactive o arranque automático de programas

Afinal de contas, quando liga o seu PC, é provável que veja uma imensidão de programas a inicializar de forma automática. Tudo porque, estes programas iniciam automaticamente com o Windows, correndo em segundo-plano até precisar realmente deles.

Contudo, a maior parte destes programas, podem ter esta funcionalidade desactivada, para serem abertos apenas quando são necessários… Poupando recursos do sistema!

Pode encontrar a lista destes programas no Gestor de tarefas

Como dar uma nova vida a um portátil ou computador antigo? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para [email protected].