O mercado dos tablets parece ser bastante mais desinteressante comparativamente ao dos smartphones. Parece e até é, pelo menos a julgar pelas vendas. Dito isto, a Apple, a Samsung e a Huawei ainda são os fabricantes que conseguem fazer alguma coisa por esta área de negócio. Especialmente os dois últimos, disponibilizam modelos de gama alta e média. Entretanto, a LG poderá anunciar em breve um novo tablet pertencente à gama G Pad, o G Pad 5. Ainda assim, apesar de novo pode apostar num chipset antigo. Isto é realmente uma pena.

Oops! LG prepara novo tablet G Pad 5 com chipset de 2016!

A existência do tablet foi descoberta por Mishaal Rahman do conhecido site XDA-Developers. Foi recentemente certificado pela Google sob o programa de dispositivos recomendados para Android e também para executar serviços do Google.

Chamado LG G Pad 5 e com o número do modelo LM-T600L, as listagens revelam que possui um ecrã FHD+ de 10,1 polegadas com resolução 1920 x 1200 pixéis. Tem também uma proporção de 16:10. Ele possui um leitor de impressões digitais, mas não tem NFC. Entretanto, executa o Android 9 Pie com interface LG UX por cima.

Ao nível do poder de processamento, o LG G Pad 5 é alimentado pelo chipset Snapdragon 821. Sim, o chipset que alimentou os topos-de-gama de 2016. Este também é o mesmo processador que alimenta o LG G7 Fit, que foi anunciado em agosto de 2018. O motivo para a escolha parece ser simples. Eventualmente este fabricante ainda possui uma quantidade significativa destes chipsets em stock, daí a decisão de o utilizarem num tablet de 2019.

O processador junta-se a 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Não há confirmação acerca de outras configurações. No entanto, deve ter suporte para expansão de armazenamento. Existe até uma renderização do próximo tablet on-line.

A renderização revela que o LG G Pad 5 tem molduras pretas de tamanho moderado. Há uma câmera visível no meio do painel superior. Infelizmente, não há imagem da parte traseira.

O LG G Pad 5 provavelmente terá um lançamento silencioso.