Acreditem no que vos digo. Fazer backups do nosso smartphone é algo realmente importante. Achamos sempre que não nos acontece, mas quando menos esperamos podemos ficar sem o dispositivo. No entanto criar uma cópia de segurança, nem sempre é a tarefa mais fácil do mundo. No entanto, a Google tem vindo a trabalhar para facilitar isto, apesar de remover a ferramenta de backup e restauro por ADB que era a preferida de muitos utilizadores. Ainda assim, está a apostar em novidades. O Google One agora consegue fazer o backup de MMS, para além de fotografias e vídeos na qualidade original.

Google One começa a competir com o Google Fotos no Backup

O Google One é um serviço de armazenamento na cloud que passou a estar mais integrado com o sistema operativo Android. Até aqui as funcionalidades base já guardavam os dados das aplicações, o registo de chamadas, contactos, definições e SMS. Agora com o Google One é possível fazer-se, como referimos, o backup de MMS e também fotografias e vídeos com qualidade original.

Claro que criar uma cópia de fotos e vídeos é algo que já conseguimos fazer com o Google Fotos. Mas quem não o usa tem aqui uma excelente opção. Para além disso, o Google One facilita a criação dos backups. É só escolhermos aquilo que queremos salvaguardar ou não. Existe ainda um cartão referente ao dispositivo que revela quando é que o último backup ocorreu e dá a opção de o realizar de imediato. Claro que também está disponível a opção de restaurar.

O backup de dispositivos já está a chegar aos utilizadores que têm o Google One. Ao contrário da ferramenta de backup nativa do Android, esta requer uma subscrição mensal que começa nos 2 Euros por mês. Não é um preço demasiado alto a pagar para quem quer ficar um bocadinho mais descansado.

Fonte